Arquivo
Secretário de Estado do Turismo, Celso Caron, estará no Rio de Janeiro.

O Paraná pode ficar mais perto da Copa do Mundo de 2014 amanhã. Em um hotel no Rio de Janeiro, governo do Estado, Prefeitura de Curitiba e Atlético apresentarão à FIFA as credenciais da capital e da Arena da Baixada para receber jogos do mundial de futebol.

continua após a publicidade

Os representantes paranaenses terão uma hora para defender a candidatura de Curitiba. A infra-estrutura da cidade será o foco central da apresentação. Rede hoteleira, aeroportos, hospitais, transportes e segurança são os interesses principais dos inspetores da Fifa.

Para convencer a entidade de que Curitiba está apta a receber a Copa, foi preparado um vídeo de meia hora de duração. ?Vamos mostrar toda a capacidade da cidade para a organização de grandes eventos e o envolvimento da população, que deseja a realização da copa do mundo aqui. Também vamos ressaltar o apelo internacional que Curitiba tem na questão ambiental, que é uma das grandes preocupações da Fifa para esse mundial?, diz o secretário municipal de Turismo, Luiz de Carvalho.

O estádio rubro-negro vai ocupar apenas uma pequena parte da apresentação. ?Vamos mostrar algumas imagens e informações gerais sobre a Arena. Não há tempo para expor o projeto completo?, diz o diretor de marketing do Atlético, Mauro Holzmann. O clube também deve apresentar a estrutura do CT do Caju, que pode abrigar alguma seleção durante o mundial.

continua após a publicidade

A apresentação será coordenada pelo secretário de Estado do Turismo, Celso Caron. A reportagem de O Estado tentou ouvir Caron, mas foi informada por seu gabinete que ele está viajando. O secretário também não atendeu as ligações para seu telefone celular.

Curitiba concorre por um lugar na copa com outros 18 municípios. Em outubro, a Fifa deve anunciar oficialmente o Brasil como sede do mundial. As 10 ou 12 cidades que receberão os jogos serão escolhidas até o dia 31 de outubro de 2008.

Avaliação já vai começar hoje

continua após a publicidade

A Comissão de Inspeção da Fifa chegou ontem ao Brasil. No Rio de Janeiro, os representantes da entidade foram recebidos pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, e almoçaram com o governador Sérgio Cabral.

O trabalho de avaliação das cidades candidatas começa hoje. No hotel Windsor, na Barra da Tijuca, Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Maceió (AL) e Natal (RN) apresentarão suas credenciais. Amanhã é a vez de Florianópolis (SC), Curitiba, Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO). No domingo, Manaus (AM), Rio Branco (AC) e Belém (PA).

Na semana que vem, os inspetores da Fifa começam um giro pelo Brasil, para visitar cinco cidades que já estariam garantidas como sedes, caso a Copa seja mesmo confirmada no País. Segunda-feira, eles estarão em Brasília, onde se encontram com o presidente Lula. Depois, viajam para Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e voltam para o Rio.

O último compromisso da visita está marcado para o dia 1.º de setembro (sexta-feira): uma entrevista coletiva para a imprensa. No dia 2, os inspetores pegam o vôo de volta para a Europa.