Fernando Miguel volta com a experiência das Alterosas. |
Um grupo jovem e essencialmente formado por jogadores formados nas categorias de base. Este será o perfil do Paraná Clube para a temporada 2003, que ainda buscará mesclar esta juventude com pelo menos três reforços que tragam maturidade e experiência ao elenco que disputa campeonato paranaense, Copa do Brasil e campeonato brasileiro a partir do fim de janeiro. Pelo menos vinte atletas que iniciam treinamentos a partir de 9 de dezembro são pratas-da-casa, dez deles promovidos do atual time de juniores.
Esta afinidade dos atletas com o clube pode fazer a diferença, na análise de Caio Júnior. O treinador iniciou a temporada comandando os juniores e terminou “salvando” o Tricolor da segunda divisão nas dez últimas rodadas do Brasileirão. “Conheço muito bem estes garotos e sei que a resposta será altamente positiva”, anuncia Caio Júnior.
Entre os dez “promovidos” – e que não participarão da Copa São Paulo de Juniores, pois estarão participando da pré-temporada – estão os zagueiros Fernando e Juliano, o lateral Wiliam e os atacantes Dennys e Waldir, que já disputaram o campeonato nacional. Completam a lista o goleiro Bader, o lateral-esquerdo Anderson, o volante Maicon, o meia Robson e o atacante Edivaldo. Estes são os juniores de “última geração”, mas entre os demais componentes do grupo, a maioria também tem origem nas categorias de base do Tricolor.
A experiência virá com o retorno de três ídolos da torcida: o zagueiro Ageu, o volante Fernando Miguel e o meia Lúcio Flávio. Apenas a situação de Lúcio Flávio ainda não está plenamente definida, já que o Coritiba tem a prioridade para a aquisição dos direitos federativos do atleta até o fim do ano. “O que me foi passado é que ele tem contrato com o Paraná até 2004 e por isso não haveria dificuldades para a sua permanência”, comentou Caio Júnior. Essa é uma situação até viável, a partir da sensível redução da folha salarial com a efetivação dos “pratas-da-casa”.
O treinador não está incluído nesta relação inicial os atacantes Maurílio e Márcio e o goleiro Marcos. Mesmo tendo contrato até março, Maurílio vai discutir primeiro a renovação para a disputa do Brasileirão – e já possui outras propostas em mãos – enquanto Márcio é a “bola da vez” para ser negociado.