O Paraná Clube anunciou ontem os primeiros reforços para a disputa do campeonato paranaense. Tendo como prioridade a reconstituição do seu ataque, o Tricolor foi buscar o meia Jean Carlo e o atacante Fantick. A promessa dos dirigentes é de um time competitivo, mas dentro dos padrões financeiros do clube. Por isso, a aposta é em atletas que buscam projeção ou reafirmação no cenário nacional. O grupo ainda está reduzido devido à ausência dos garotos que disputam Copa São Paulo de Juniores.
O paranaense Jean Carlo chega com a missão de comandar o meio-de-campo paranista. Experiente, o meia promete não decepcionar. ?Nos clubes por onde passei, sempre fui muito cobrado. Aqui não será diferente e a intenção é dar equilíbrio ao grupo, que é bastante jovem?, comentou o jogador. Jean Carlo de Souza, 32 anos, é natural de Cascavel e lá iniciou sua carreira. Passou ainda por Matsubara, Palmeiras, Cruzeiro, Juventude, Atlético Paranaense, Guarani, Fluminense, Vitória, Santa Cruz, Santo André e Vila Nova.
Na disputa da série B, foi artilheiro do clube goiano, com 9 gols. ?É um novo desafio. No Vila Nova, vivi situação parecida, mas sem a mesma estrutura que o Paraná oferece. Estou feliz por voltar ao futebol paranaense?, disse. Jean Carlo, que vem com contrato de um ano, não esconde que o objetivo é ?reativar sua carreira?.
Ele tem exemplos recentes, como o artilheiro Renaldo, que chegou desacreditado e após o brasileiro conseguiu um contrato extremamente vantajoso na Coréia do Sul. ?Todos buscam uma projeção, mas ela só ocorre com um bom trabalho e com vitórias.?
O atacante Fantick se apresenta hoje. Ele também é dono do passe e jogou pelo Avaí na série B do ano passado, após uma frustrada experiência no América do México. Marco Delvi da Costa, 25 anos, conseguiu o fim do vínculo com o clube catarinense na Justiça e agora terá sua primeira oportunidade no futebol paranaense.
Ele já esteve nos planos do Tricolor há dois anos. Fantick tinha um pré-contrato firmado com o Caxias-RS e como compensação, o Paraná liberará, por empréstimo, um atacante das categorias de base para o time de Caxias do Sul. Wellington deve ser o escolhido, logo após o fim da participação do clube na Copa São Paulo.
Ainda esta semana, a diretoria pretende definir mais três ou quatro contratações. Muitos nomes estão sendo avaliados pela comissão técnica, mas é certo que o clube ainda necessita de mais um atacante e dois laterais. O centroavante Leonardo Manzi está próximo de um acerto. O único porém, é que o jogador, de 34 anos, só poderia atuar a partir do dia 22 de fevereiro, quando se encerra a suspensão por doping do atleta. Manzi foi punido pelo uso de anabolizante, jogando pelo Juventude, no último Brasileirão.
Outro atacante oferecido ao clube é Catê, 28 anos, ex-São Paulo. Após algumas temporadas no Chile, ele transferiu-se para a Arábia Saudita, mas pretende retornar ao futebol brasileiro. Segundo o vice de futebol José Domingos, as bases salariais estariam dentro da realidade do Paraná. Só que para a negociação evoluir, o atleta precisa conseguir a liberação dos árabes.
Lateral troca Tricolor pelo Vitória
O lateral-esquerdo Fabinho está trocando o Paraná pelo Vitória. O clube baiano está comprando 50% dos direitos federativos do atleta, mas as bases financeiras da transação não foram divulgadas. Com a liberação do atleta, o Tricolor ganha algum tempo para recuperar o investimento em Fabinho.
Isso porque seu contrato terminaria em agosto e a partir daí, ele seria dono de ?seu passe?. Com a transferência para o Vitória, com contrato de dois anos, o Paraná ainda terá direito a metade do valor de qualquer transação que ocorra até o final de 2005. Com a saída de mais um titular do time 10.º colocado no ano passado, a diretoria parte em busca de reforços para as laterais.
A princípio, o técnico Saulo de Freitas conta somente com Erivélton para a direita e Anderson para a esquerda. ?Hoje, temos um grupo muito reduzido. Precisamos buscar reforços, pois o objetivo é fazer um bom paranaense e construir uma estrutura para o Nacional?, afirmou Saulo. No primeiro dia de treinos – apenas um trabalho físico – o elenco contou com somente oito jogadores.
Enquanto Jean Carlo era apresentado à imprensa, Darci, Fernando Lombardi, Juliano, Fernando Miguel, César Romero, Éverton, Tiago Nogueira e Goiano treinavam na Vila Capanema. Tiago veio dos juniores, mas não foi para a Copa SP por estar se recuperando de lesão. Ele não deve ficar para o estadual. Já Goiano, se submeterá amanhã a uma cirurgia no ombro esquerdo e só estará liberado a partir da segunda quinzena de fevereiro.
Renovação – O zagueiro Cristiano Ávalos deve se reunir hoje com a diretoria do Paraná. Ele negocia a permanência no clube por mais uma temporada. Caso não haja acordo, o Tricolor teria que buscar um zagueiro para completar o grupo.
Na mira – O preparador físico Fabiano Rosenau pode estar deixando o Tricolor. Ele estuda proposta do Atlético Mineiro. Rosenau foi indicado pelo técnico Paulo Bonamigo para trabalhar ao lado de Róbson Gomes. O Paraná fez contra-proposta e a situação deve ser definida até sexta-feira.