continua após a publicidade

São Luis do Paraitinga (MG) vai sediar a primeira etapa da temporada 2005 do Caloi Adventure Camp. O evento acontece nos dias 19 e 20 de fevereiro. No dia 19 será realizada uma "aula" de corrida de aventura e, no dia 20, os participantes disputarão uma prova.

São Luis do Paraitinga é uma pequena cidade localizada junto à Serra do Mar, famosa por manter intactos seu patrimônio cultural e arquitetônico. Além da riqueza cultural, a região é conhecida por ser um grande laboratório de aventura. Bastante acidentada, cheio de cachoeiras, quedas d?água e riachos cristalinos, o que inspirou o nome da cidade (Parahytinga -De origem indígena: da língua Tupi-Guarani – "Águas Claras"), os trechos de canoagem e bike exigirão fôlego extra dos participantes.

O cuidadoso trabalho de organização das provas do Caloi Adventure Camp em 2004 foi recompensado. Ao longo das cinco provas que aconteceram no ano, participaram mais de 2 mil pessoas e destas, quase 500 eram "sangue novo", iniciantes num esporte recém-chegado ao Brasil (6 anos), mas que já é considerado uma febre entre homens e mulheres.

continua após a publicidade

A idade não importa, tampouco a experiência em esportes de aventura. O que conta é o preparo físico e a disposição para enfrentar as muitas adversidades encontradas pelo caminho. Aliás, há quem diga que o lema dos corredores é "quanto pior, melhor" e isso se confirma a cada prova do circuito, onde os organizadores colocam à prova toda sua experiência para proporcionar um percurso instigante, difícil, porém não intimidador para os atletas que estão ingressando no esporte. O gostinho de "quero mais" surge depois de um dia, quando o corpo já está descansado e a mente totalmente revigorada. "Esse é segredo da corrida de aventura", comenta Sérgio Zolino, organizador do Caloi Adventure Camp e integrante da equipe Mamelucos, uma das principais do Brasil. "A mistura do esporte, natureza e adrenalina conquista cada vez mais pessoas e eleva o nível das provas no Brasil", completa o atleta.

O formato do Caloi Adventure Camp beneficia as pessoas que têm vontade de praticar esportes radicais, mas que não imaginam como começar. O evento, pioneiro nesta atividade há 4 anos, é composto pelo Camp, uma "escola" de corrida de aventura com duração de um dia, onde se aprende as técnicas de cada modalidade (partes teórica e prática), supervisionadas por instrutores gabaritados e também corredores de aventura experientes e que dá a exata noção do que acontecerá na corrida. Esta acontece no dia seguinte e participam dela os atletas que vivenciaram a clínica, os participantes mais experientes e os profissionais, que utilizam a prova como treinamento para as competições nacionais e internacionais.

continua após a publicidade

As equipes são compostas sempre por quatro integrantes (com pelo menos uma mulher) e ao longo de toda a prova há o acompanhamento de equipes de resgate e socorro.

Apesar de durarem cerca de 8 horas, as provas do Caloi Adventure Camp são consideradas curtas. As modalidades são básicas – trekking, orientação, mountain bike, canoagem e técnicas verticais – podendo haver a inclusão de outras. Vence quem passar por todos os postos de controle (num percurso que chega a 55 quilômetros) e atravessar a linha de chegada no menor tempo.

Circuito 2005

O Caloi Adventure Camp 2005 terá quatro provas no ano. Já estão agendadas provas em 7 e 8 de maio (montanhas), 16 e 17 de julho (Brotas) e em outubro/novembro-data a definir (no litoral de São Paulo). Vale salientar que, apesar do circuito ser realizado em etapas, cada uma delas é independente, ou seja, o atleta pode participar apenas de uma ou da que desejar. Em todas ocorre premiação para as categorias Expedição (nível avançado) e Aventura (participantes do Camp).