A sequência de quatro participações em Copas do Mundo (1998, 2002, 2006 e 2010) está muito perto de acabar. Nesta sexta-feira, a seleção do Paraguai foi derrotada pelo Chile por 2 a 1, em pleno estádio Defensores del Chaco, em Assunção, em rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, e agora só um verdadeiro milagre poderá colocar os paraguaios no Mundial do Brasil, no ano que vem.
Na lanterna da competição, com apenas oito pontos em 12 jogos, o Paraguai precisa obrigatoriamente vencer os quatro duelos que faltam para sonhar com a quinta colocação – hoje da Venezuela, com 16 pontos também em 12 partidas -, que dá a vaga a uma repescagem contra uma seleção da Ásia.
Os chilenos, em boa fase desde a contratação do técnico Jorge Sampaoli (ex-Universidad de Chile), se aproximam mais da classificação. Agora ocupam a quarta colocação, com 18 pontos.
Em campo, o Chile foi melhor e abriu o placar com o atacante Vargas, do Grêmio, aos 40 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa, aos 11, o meia Arturo Vidal, da Juventus (Itália), fez o segundo e deixou os paraguaios perdidos. Tanto que o gol de honra dos donos da casa, com o centroavante Roque Santa Cruz, do Málaga, só saiu aos 43.