Porto Feliz – Tite esvaziou a festa que a MSI havia programado para sábado. Além da estréia do argentino de US$ 22 milhões, o fundo de investimento apostava que o brasileiro de sete milhões de euros, seria o outro atrativo para a partida contra o América – não houve tempo para liberar a documentação do outro argentino, Sebastian Dominguez e sua estréia foi adiada.
Porém, Tite percebeu que não poderia correr o risco da terceira derrota consecutiva no Paulista e surpreendeu a todos, até a Carlos Alberto, escalando hoje, às 21h45, contra o Atlético de Sorocaba, em Sorocaba.
"Não posso pensar em festa e o time perder novamente. Preciso do talento e da criatividade do Carlos Alberto. O Corinthians precisa vencer. É isso que me interessa. Sou pago para exercer a independência como técnico", resumiu, decidido, Tite.
A previsão no Corinthians e na empresa era que o zagueiro Marinho faria a sua primeira partida hoje. Só que o técnico percebeu que o problema corintiano não estava na defesa. Renato não estava produzindo no meio-de-campo enquanto mesmo fora de forma, Carlos Alberto fazia ótimas jogadas nos treinamentos e pensava na festa de sábado. Só que Tite alterou o roteiro para vencer a partida em Sorocaba e diminuir a pressão que já estava atrapalhando o time.
"Avisei ao Tite que estou longe da minha condição ideal. Dá para jogar uns 45, 60 minutos. Mas se ele precisa, vou jogar. A festa para mim será feita no campo, na hora em que pegar na bola. Não preciso esperar até sábado. Em uma bola parada, em um drible, sei que posso ajudar a fazer a diferença", afirma Carlos Alberto.
Antes de escalá-lo, Tite o chamou para conversar.
"Falei que preciso dele na partida sem revidar faltas ou cair na provocação do adversário. Sei que ele tem o gênio forte, mas ele precisa se segurar e pensar no grupo. O Carlos Alberto entendeu e vai jogar o que sabe", aposta Tite.
Carlos Alberto deu várias cotoveladas em um zagueiro do Mogiano em um jogo-treino no domingo. "Dei mesmo porque ele me chutou por trás. Foi uma questão de falta de respeito. Mas vou me controlar. Sei que essa partida é importante para o Corinthians", promete o jogador de 20 anos.
Com a decisão de Tite, a parte burocrática corintiana que trabalhava para a liberação de Carlos Alberto teve de correr. Foram vários telefonemas até a Federação Portuguesa para que enviasse um fax confirmando a venda do jogador do Porto. Isso deverá acontecer apenas hoje.
O jogo de Sorocaba terá um valor muito especial para atletas que sabem que perderão a posição com a chegada das estrelas.
"Não digo que será a minha despedida. Mas ficará difícil voltar com a estréia do Tevez e se o Corinthians comprar mesmo o Vágner Love. Vou dar o máximo contra o Sorocaba", confirmava, triste, Jô.
"Vai haver uma seleção natural. Quem tiver condições jogará. Esse período de transação é difícil, delicado. Mas não há jeito", afirma Tite.
"Seja quem for que entrar no campo, eu quero vergonha na cara. O Corinthians tem que vencer", resumia Tite, que estragou sem dor na consciência, a festa da MSI.
Corinthians: Fábio Costa, Betão, Anderson e Wendell; Coelho, Edson, Marcelo Mattos, Carlos Alberto e Vinícius; Jô e Gil.