O suíço Roger Federer, número 2 do ranking mundial de tênis, anunciou nesta terça-feira que não disputará o Torneio de Dubai e a primeira fase do Grupo Mundial da Copa Davis, dois próximos compromissos previstos em seu calendário. Ele alegou que ainda não está completamente recuperado de uma lesão nas costas, que sofreu no fim do ano passado e o fez abandonar o Masters Series de Paris.
“Foi uma decisão difícil de tomar porque Dubai é um dos meus torneios favoritos, e eu também não gostaria de perder a oportunidade de defender meu país no próximo confronto da Copa Davis”, afirmou Federer em nota divulgada no seu site oficial.
O vice-líder do ranking afirmou que a medida é uma precaução, para evitar o agravamento de seu problema. Nas próximas semanas, ele deve se dedicar exclusivamente ao tratamento da lesão.
O Torneio de Dubai distribuirá 500 pontos no ranking e começa na próxima semana, com os principais jogadores do circuito. Federer, que foi campeão entre 2003 e 2005 e em 2007, não defenderia pontos, pois foi eliminado na primeira rodada de 2008 por Andy Murray.
A primeira fase da Copa Davis, em que a Suíça enfrentará os Estados Unidos, será disputada entre 6 e 8 de março, na cidade de Birmingham, no Alabama. O título da competição por países é um dos poucos que faltam a Federer.