Foi uma típica resposta genérica, mas a Toyota admitiu interesse em ter Fernando Alonso na próxima temporada. E com vaga livre, não vai poupar um ou dois milhões para que o espanhol seja a salvação dos gastos vultosos da equipe.

continua após a publicidade

A revista "Motorsport Aktuell" questionou John Howett sobre Ralf Schumacher permanecer na escuderia por mais um ano. O dirigente, lúcido, foi claro em dizer que não exerceu a opção para ter os serviços do alemão no ano que vem, o que, para bom entendedor, significa que o irmão de Michael está fora. Perguntou a publicação, então, se o espanhol interessa. "Claro", disse Howett, "e imagino que o mesmo se aplica para metade do mundo", completou.

Diz-se que Fernando resistiu ao assédio da Renault de Flavio Briatore por a fase em seu ex-time não ser das melhores; assim, a lógica afasta-o da Toyota. Entretanto, o jornal "Bild" trouxe nesta quinta-feira (30) a informação de que a Toyota está disposta a pagar US$ 40 milhões para Alonso se o piloto estiver disponível no mercado. E, analisando por outro prisma, voltaria a ter Jarno Trulli como companheiro, o que faria dele escancarado líder interno, condição que não vê e da qual reclama na McLaren.

A BMW, que negou veementemente ter considerado Alonso, mas que chegou a procurá-lo, já definiu que Nick Heidfeld e Robert Kubica seguem como titulares. A Renault vai de Heikki Kovalainen e Nelsinho Piquet. Na Ferrari, nada muda. E com o "não sei onde vou correr em 2008" de Alonso dias atrás, de fato a Toyota se torna a única opção fora de Woking para um piloto que já mostrou que quer ser elevado ao pedestal.

continua após a publicidade