O gerente de integração operacional do COL (Comitê Organizador Local), Tiago Paes, fez uma “avaliação extremamente positiva” da partida entre Corinthians e Botafogo, realizada neste domingo no Itaquerão. Ele ainda classificou como “tranquila” a entrada de torcedores no estádio e disse não ter conhecimento de que teve gente que perdeu o início do jogo ou que conseguiu entrar sem ingresso.
Paes confia que na Copa será diferente e não será registrado esse tipo de ocorrência porque o sistema de controle de acesso dos torcedores utilizado neste domingo não foi o mesmo que será implantado para o Mundial. “Serão outras catracas. O primeiro teste com esses equipamentos novos foi realizado ontem (sábado). É um sistema mais complexo. Hoje (domingo), foram usadas as catracas do Corinthians, as mesmas do Pacaembu. Na Copa serão diferentes porque os ingressos serão diferentes”, explicou Paes.
O posicionamento das catracas também será alterado para a partida entre Brasil e Croácia. Não ficarão mais nos portões de acesso, e sim próximos aos aparelhos de raio x, do lado externo. “As catracas serão avançadas no gradeamento em volta dos estádios” disse Paes.
O dirigente do COL, porém, reconheceu que há muitos pontos a serem aperfeiçoados até a partida de abertura do Mundial. “Tudo vai melhorar, não tenho dúvida. Quando chegar na semifinal (sexto e último jogo da Copa disputado no Itaquerão) a gente vai fazer o jogo de olho fechado porque todo mundo já estará familiarizado com o estádio.”