Foto: Valquir Aureliano/Tribuna |
Técnico acredita que só contra times mais fortes é que poderia realmente mostrar o potencial da sua equipe. continua após a publicidade |
O técnico Paulo Bonamigo revelou, ontem, que gostaria de ter enfrentado equipes mais fortes na intertemporada do Coritiba. Para o treinador, o trabalho está sendo feito a contento, mas alguns confrontos com clubes da Série A do Campeonato Brasileiro poderiam ser mais produtivos para encarar as dificuldades da Segundona. De qualquer forma, ele diz que o Alviverde está pronto para voltar a jogar e faz experiências mudando o esquema tático e acena com a volta de Artur ao gol no jogo-treino de amanhã.
?Eu gostaria de fazer amistosos até mais fortes, jogar com Fluminense, Figueirense, até para mostrar realmente as necessidades maiores dentro da nossa equipe. Você pega adversários de qualidade e vê o potencial da sua equipe?, aponta.
No entanto, algumas dificuldades atrapalharam os planos do comandante coritibano. ?Opção é alguma coisa que, politicamente, não cabe a nós decidir. Eu gostaria de jogar contra equipes da primeira divisão, nós tínhamos a possibilidade de disputar esse tipo de amistoso, mas não deu certo?, lamenta.
De qualquer forma, ele garante que o time está aplicado nos trabalhos e preparado para enfrentar o CRB, terça-feira, em Maceió. ?Vem pela frente um campeonato difícil, as equipes estarão mais treinadas e nós temos que procurar o nosso melhor nível?, justifica. Em função disso, não só jogadores estão sendo testados, mas esquemas táticos também. No sábado passado, contra o Rio Branco, Bonamigo utilizou o 3-5-2. Ontem, começou o coletivo no CT da Graciosa no 4-4-2, com a saída de Índio e a entrada de Jackson na meia-cancha.
A principal novidade foi a presença do goleiro Artur. Como o treinador repetiu o goleiro, a tendência é de que ele atue amanhã contra o J. Malucelli e seja o titular na seqüência da competição. Assim, o time iniciou a prática com Artur; Luís Paulo, Henrique, Batatais e Ricardinho; Egídio, Peruíbe, Jackson e Caio; Jéfferson e Anderson Gomes. Os titulares Paulo Miranda (entorse no tornozelo), Alberto (dores musculares) e Cristian (gripado) foram poupados desse treino e trabalharam à parte. Os dois primeiros devem atuar no jogo-treino contra o Jotinha enquanto Cristian será reavaliado na quinta-feira.
Pra Bonamigo, faltou treinar com seleções mais fortes
?Era fundamental ter feito jogos-treinos e amistosos contra seleções européias fortes para perder e corrigir.? Esta é a opinião do técnico do Coritiba, Paulo Bonamigo, sobre a decepcionante participação brasileira na Copa do Mundo na Alemanha. Para ele, a preparação da equipe não foi a mais adequada e provocou a eliminação precoce na competição. Por isso, ele diz que é preciso iniciar desde já o planejamento para o próximo Mundial, em 2010.
?Quando você perde, tem condição de corrigir, de melhorar, ver o que está certo. Dentro da preparação, e o próprio Parreira admitiu, jogou muito pouco?, opinou. Segundo ele, era muito temeroso entrar numa Copa como essa sem o ritmo ideal. ?Essa foi uma Copa de preparação física, vimos um ritmo muito forte e quem está vencendo são as escolas européias, porque estão adaptados ao clima, ao campo e com a torcida ajudando?, apontou.
O treinador coxa-branca preferia ver uma final sul-americana, com Brasil e Argentina. ?De qualquer forma, tem que tirar lição dessa nossa decepção?, destacou. Para o futuro, Bonamigo aposta numa remontagem para o Brasil voltar a vencer e encantar. ?Tem que haver um planejamento todo para ver o que vai se fazer a partir de então?, disse.
De acordo com o goleiro Kléber, no entanto, faltou a motivação ideal para os jogadores que estavam lá. ?A gente não viu essa responsabilidade de buscar o hexa dentro de campo. Eu fico bastante triste porque são jogadores já consagrados, mas não conseguiram traduzir dentro de campo tudo o que era esperado deles.? O arqueiro acha que essa é outra lição a ser tirada. ?Várias outras equipes foram montadas só com craques e a gente vê que não conseguem chegar por causa dessa (falta de) motivação?, finalizou. (RS)