O Palmeiras começou a promover na manhã desta quarta-feira as avaliações fisiológicas e cardiológicas do seu elenco já visando a temporada de 2011. Os jogadores foram divididos em dois grupos e o trabalho foi destacado pelo fisiologista do clube, Paulo Zogaib, como fundamental para facilitar a preparação da equipe no início do próximo ano.

continua após a publicidade

“São testes clínicos e cardiológicos que fazemos anualmente. Estamos antecipando etapas e ganhando tempo, pois, com essas avaliações, podemos medir o estado de cada atleta e ter os resultados já para quando eles se reapresentarem em janeiro”, explicou Zogaib, que depois exaltou a boa estrutura disponível no clube irá poupar gastos em um momento em que o clube atravessa um período financeiro complicado.

“O Palmeiras talvez seja um dos poucos clubes do Brasil que se dá ao luxo de fazer essas avaliações dentro do próprio centro de treinamento. Temos toda uma aparelhagem de última geração graças a uma parceria feita com General Eletric (GE) e ganhamos não só em objetividade e agilidade, mas também em termos financeiros. Os custos destes exames feitos aqui são baixíssimos e a diferença é muito grande se fosse feito em lugares especializados”, reforçou, em entrevista publicada pelo site oficial do Palmeiras.

Já o preparador físico do Palmeiras, Anselmo Sbragia, ressaltou a importância de um equipamento moderno existente no clube que serve para medir com precisão a massa muscular e o porcentual de gordura dos atletas. “O objetivo deste exame é ver como o atleta está no final da temporada para termos uma ideia no retorno em 2011, através de um equilíbrio do volume do músculo dos jogadores. Com isso, podemos adiantar nosso planejamento”, esclareceu.

continua após a publicidade

Nesta quarta-feira pela manhã, os seguintes jogadores realizaram as avaliações: Bruno, Fábio, Raphael Alemão, Vítor, Luís Felipe, Leandro Amaro, Fernando, Bruno Oliveira, Patrik, Júlio César, Dinei, Vinícius e Lenny. Na parte da tarde, será a vez de os principais atletas do elenco serem avaliados. Serão eles: Marcos, Deola, Gabriel Silva, Danilo, Maurício Ramos, Edinho, Pierre, Márcio Araújo, Marcos Assunção, Tinga, Lincoln, Valdivia, Kleber e Tadeu.