Rio – O Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos (CO-Rio) vai pedir autorização à Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) para também premiar com medalhas os técnicos dos atletas que subirem ao pódio durante a competição que acontece em julho.
A intenção foi revelada ontem, durante a cerimônia que comemorou a marca de 100 dias para o início do evento e que mostrou como serão as medalhas de ouro, prata e bronze.
Desde que a seleção brasileira masculina de vôlei ganhou sua primeira medalha de ouro na Olimpíada de Barcelona, em 1992, o Brasil se tornou um dos principais articuladores para que os técnicos também tenham direito a receber a honraria. Na ocasião, o treinador José Roberto Guimarães só ganhou a sua porque um patrocinador se dispôs agraciá-lo e mandou fazer uma cópia anos depois.
?Queremos premiar todos os técnicos de atletas individuais e de esportes coletivos. Só não dá para agraciar todos os integrantes da comissão?, disse o presidente do CO-Rio, Carlos Arthur Nuzman.
Sobre a medalha a ser distribuída no Pan do Rio, Nuzman explicou que a organização decidiu inovar ao apresentar um modelo no formato trapezoidal, em detrimento da tradicional forma redonda. E, além do metal, ela terá uma borda em acrílico.
Ney Valle, um dos responsáveis pela criação da medalha do Pan, contou que as modificações ocorreram para associar à peça o espírito inovador e moderno da competição no Rio.
?Queríamos agregar à medalha um material que desse a idéia de modernidade, transparência e, por isso, o acrílico?, revelou Ney Valle. ?Já o trapézio nada mais é do que um retângulo que tenta se estender e simboliza o desejo de o atleta superar seus limites.?
No total, haverá a distribuição de 2.211 medalhas no Pan do Rio, mas serão confeccionadas mais 200 além desse número para sanar eventuais problemas. Até o início dos jogos, todas as medalhas ficarão guardadas no cofre da Casa da Moeda, junto com o dinheiro brasileiro produzido pela instituição.
As medalhas dos Jogos ParaPan-Americanos, que também acontecem no Rio, em agosto, ainda não foram feitas, mas o formato não mudará. A única alteração será nos emblemas impressos nas peças.
Brinde
Além das medalhas de ouro, prata e bronze para quem for ao pódio, o CO-Rio vai presentear todos os participantes dos jogos com um artefato alusivo ao evento. Assim, a previsão é a de que sejam ofertadas 12 mil medalhas durante o Pan.
O torcedor que quiser uma relíquia do Pan do Rio poderá adquirir uma das duas moedas lançadas nesta quarta-feira pelo Banco Central, na Casa da Moeda, em Santa Cruz, zona oeste do Rio. Foram confeccionadas uma de prata, que custará R$ 105, e outra de baixo custo, em cuproníquel, valendo R$ 15.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)