O Palmeiras está muito perto de subir para a Série A. Cumprindo o cronograma para fazer a festa no sábado que vem, no Pacaembu, onde receberá o São Caetano, a equipe alviverde se recuperou do tropeço de terça-feira em Juazeiro do Norte (CE) e venceu o Bragantino, na tarde deste sábado, por 2 a 0, em Bragança Paulista, pela 31.ª rodada da Série B. O time de Gilson Kleina dominou o primeiro tempo, criou diversas chances, abriu o placar com Alan Kardec, mas foi pressionado depois que Leandro foi expulso. O Bragantino ficou perto de empatar, mas Wesley marcou o segundo nos acréscimos.

continua após a publicidade

Por enquanto com 19 pontos de folga sobre o quinto colocado – o Paraná, com um jogo a menos – o Palmeiras precisa, além de vencer o São Caetano, de tropeços de rivais para subir. Se mantiver essa vantagem ao fim da próxima rodada, quando faltarão 18 pontos em disputa, estará na Série A.

Esta foi a 21.ª vitória do Palmeiras na Série B, chegando a 68 pontos, dez a mais que a Chapecoense, a segunda colocada. O Bragantino, por sua vez, está em 12.º lugar, com 39 pontos, nove acima da zona de rebaixamento por enquanto. Na sexta a equipe de Bragança Paulista encara o Avaí em Santa Catarina.

O JOGO – Mesmo sem Valdivia, vetado com dores no joelho, e Mendieta, submetido a cirurgia, o Palmeiras começou bem o jogo, criando diversas oportunidades. Diferente do que testou na sexta, Gilson Kleina preferiu escalar Felipe Menezes na armação, recuar Wesley para ser segundo homem de meio campo, e sacar Charles.

continua após a publicidade

A escolha foi boa e as chances foram aparecendo. Aos 5 minutos, Vinicius recebeu pela esquerda, fez jogada individual, mas chutou fraco. No minuto seguinte, Luis Felipe, pelo outro lado, arriscou de primeira, forte, mas para longe. Leandro também teve a chance dele, mas pegou torto na bola e isolou.

Quando o Palmeiras fez tudo certo, Leandro Santos tocou com a pontinha dos dedos para evitar o gol de Henrique. O goleiro ainda faria mais uma boa defesa, em batida de Alan Kardec, antes de sair o primeiro gol. Aos 27, o mesmo Alan Kardec viu Leandro Santos mal posicionado, arriscou de longe, acertou o canto direito, e o goleiro sequer chegou na bola.

continua após a publicidade

No finalzinho do primeiro tempo, Leandro Santos ainda faria mais uma grande defesa, em chute de Leandro. Também antes do intervalo Marcelo Oliveira sentiu dores na coxa e deu lugar a Fernandinho.

Logo no começo da segunda etapa, porém, Leandro, que já tinha cartão amarelo e estava suspenso para pegar o São Caetano, recebeu falta de Robertinho e, caído no chão, deu uma solada no rival. Recebeu o segundo amarelo e foi expulso.

Com um a mais em campo, o Bragantino foi para cima. Ganhou o atacante Léo Aro no lugar do lateral-esquerdo Carlinhos e Geovanni na vaga de Carlinhos. O Palmeiras se fechou, com Eguren na vaga de Felipe Menezes.

Bem fechado na defesa, o Palmeiras montou um paredão, aproveitando boa atuação de Henrique, e saía em contra-ataque quando conseguia. Num desses ataques, os visitantes conseguiram falta na entrada da área. Alan Kardec bateu com categoria e Leandro Santos ficou assistindo à bola bater na trave.

O Bragantino não desistiu e quase empatou aos 44 minutos. No lance, Fernando Prass saiu mal do gol, Geandro bateu de bico e tocou para Nilson, na outra trave. O atacante desviou, mas André Luiz tirou em cima da linha.

Quem voltaria a marcar, porém, seria o Palmeiras. Aos 47, na base do contra-ataque, Wesley pegou a bola na entrada da área, bateu de peito de pé, no ângulo, e fechou o placar.

FICHA TÉCNICA:

BRAGANTINO 0 x 2 PALMEIRAS

BRAGANTINO – Leandro Santos; Guilherme Mattis, Raphael Andrade e Robertinho; Geandro, Preto, Serginho, Gustavo (Giovanni) e Carlinhos (Léo Aro); Nilson e Léo Jaime (Cesinha). Técnico – Marcelo Veiga.

PALMEIRAS – Fernando Prass; Luis Felipe, André Luiz, Henrique e Marcelo Oliveira (Fernandinho); Márcio Araújo, Wesley e Felipe Menezes (Eguren); Vinicius (Ananias), Leandro e Alan Kardec. Técnico – Gilson Kleina.

GOL – Alan Kardec, aos 27 minutos do primeiro tempo; Wesley, aos 47 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – André Luiz de Castro Freitas (Goiás).

CARTÕES AMARELOS – Robertinho, Geandro, Leandro Santos e Guilherme Mattis.

CARTÃO VERMELHO – Leandro.

RENDA – 6.205 pagantes.

PÚBLICO – R$ 245.921,50.

LOCAL – Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP).