O Palmeiras venceu o Avaí por 3 a 0, em Florianópolis, neste domingo, no encerramento da nona rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante Obina, que já havia tido boa atuação no empate com o Santos, foi o herói da noite, ao marcar dois gols no triunfo do time do Palestra Itália.
O Palmeiras chegou a nove jogos consecutivos sem derrota. O número só não é muito comemorado pois na conta estão os dois empates que valeram a desclassificação na Libertadores. Com o triunfo, a equipe subiu para o quarto lugar no Brasileirão, com 16 pontos – quatro a menos do que o líder Internacional.
Mesmo com pouco tempo para treinar – e sem um bom conhecimento do grupo -, o interino Jorginho fez mudanças na equipe. Primeiro, havia sinalizado que entraria com Deyvid Sacconi e deixaria Diego Souza mais avançado. Mudou de opinião e escalou Ortigoza, com Diego na meia, onde se sente mais à vontade.
Diante de um dos fortes candidatos ao rebaixamento (o Avaí é o último colocado, com sete pontos), o Palmeiras não teve muitas dificuldades. Obina, antes de fazer 1 a 0 aos 25 minutos, num pênalti duvidoso marcado por Evandro Rogério Roman, perdeu chance clara ao chutar para fora, na frente do goleiro Eduardo Martini. A melhor oportunidade dos donos da casa na primeira etapa foi com o zagueiro Emerson, que cabeceou na trave.
O ritmo não mudou muito no segundo tempo. O Palmeiras continuou superior e aumentou a vantagem aos sete minutos. Cleiton Xavier levantou a bola na área, ela foi desviada e Obina se esticou para fazer 2 a 0. O Avaí tentou buscar a igualdade, mas a falta de pontaria de Muriqui, Lima e Cristian e a boa presença do goleiro Marcos impediram o time catarinense de sair da zona de rebaixamento.
Sem dificuldades, o Palmeiras ainda conseguiu chegar ao terceiro gol, num chute certeiro de Cleiton Xavier aos 33. Sem Vanderlei Luxemburgo, o time conquistou quatro dos seis pontos disputados, sob o comando de Jorginho, que conseguiu afastar uma possível crise do clube.
Ficha Técnica:
Avaí 0 x 3 Palmeiras
Avaí – Eduardo Martini; Ferdinando, Anderson Luiz, Emerson e Uendel (Caio); Marcus Winícius (Bruno), Léo Gago, Muriqui e Marquinhos; Luiz Ricardo e Lima (Cristian). Técnico: Silas.
Palmeiras – Marcos; Fabinho Capixaba (Edmílson), Maurício Ramos, Danilo e Armero; Pierre, Souza (Jumar), Cleiton Xavier e Diego Souza; Ortigoza (Willians) e Obina. Técnico: Jorginho.
Gols – Obina, aos 25 minutos do primeiro tempo; Obina, aos 7, e Cleiton Xavier, aos 29 minutos do segundo tempo.
Árbitro – Evandro Rogério Roman (PR).
Cartões amarelos – Marcus Winícius, Anderson Luiz e Caio (Avaí); Ortigoza e Diego Souza (Palmeiras).
Cartão vermelho – William (Avaí).
Renda e público: Não disponíveis.
Local – Estádio Ressecada, em Florianópolis (SC).