O Palmeiras alcançou o seu objetivo e venceu o Atlético-PR na noite desta quinta-feira por 1 a 0, em casa, no primeiro confronto entre os clubes pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O time alviverde agora jogará por um empate no duelo de volta, na Arena da Baixada, na próxima semana, ou por derrota de um gol de diferença, desde que balance as redes do adversário.
A vitória foi muito comemorada pelos jogadores, uma vez que o Palmeiras estava pressionado pela fraca campanha no Paulistão – ficou na 11.ª posição, longe da vaga nas semifinais. Além disso, o técnico Antônio Carlos poderá ter um pouco mais de tranquilidade para trabalhar, considerando que já sofria pressão pelos maus resultados.
No Palestra Itália, Antônio Carlos armou o Palmeiras com Diego Souza e Robert no ataque, Figueroa no meio de campo e Márcio Araújo na lateral direita. No campo, o time alviverde entrou com disposição e conseguiu encontrar buracos na defesa rival para atacar. Apesar de atuar com três zagueiros, as laterais do Atlético ficaram desmarcadas.
O Palmeiras abriu o placar logo aos 14 minutos do primeiro tempo. Robert fez boa tabelinha com Edinho e recebeu de calcanhar na grande área, de onde bateu no canto do goleiro Neto.
Apesar de ter o controle do jogo, o Palmeiras sofreu pressão do Atlético. O veterano Paulo Baier cansou de realizar cruzamentos em jogadas pelas laterais ou cobranças de faltas. Os atacantes, porém, não estavam num bom dia.
Na etapa final, o Palmeiras procurou se defender para não levar gol e ter vantagem no jogo de volta. O clube, no entanto, perdeu uma boa chance de ampliar aos 26 minutos, após o lateral colombiano Armero cruzar pela esquerda e Lincoln, livre na área, chutar fraco para a defesa de Neto.
Antônio Carlos ainda tirou Lincoln no segundo tempo para promover a estreia do atacante Paulo Henrique. O novato até criou uma boa jogada, aos 31 minutos, quando deu bom passe para Márcio Araújo dentro da área. O volante, entretanto, não conseguiu mandar para as redes.
A vitória do Palmeiras também contou com a boa atuação de Marcos. Aos 35, o goleiro pegou uma cabeçada do zagueiro Rhodolfo e garantiu a invencibilidade do clube na Copa do Brasil.
QUEM PEGA QUEM – O time que vencer o duelo entre Palmeiras e Atlético-PR enfrentará na quartas de final da Copa do Brasil o ganhador do confronto entre Atlético-GO e Santa Cruz. No primeiro jogo, disputado no Recife, o time goiano levou a melhor, fez 2 a 1, e joga agora por um empate ou até uma derrota por 1 a 0 para se classificar.
Ficha técnica:
Palmeiras 1 x 0 Atlético-PR
Palmeiras – Marcos; Márcio Araújo, Danilo, Léo e Armero; Pierre, Edinho, Figueroa (Marquinhos) e Lincoln (Paulo Henrique); Diego Souza e Robert (Ewerthon). Técnico: Antônio Carlos.
Atlético-PR – Neto; Rhodolfo, Manoel e Chico; Raul (Marcelo), Valencia, Alan Bahia, Paulo Baier e Márcio Azevedo; Netinho (Patrick) e Javier Toledo (Fransérgio). Técnico: Leandro Niehues.
Gol – Robert, aos 14 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos – Edinho, Lincoln e Robert (Palmeiras); Chico e Alan Bahia (Atlético-PR).
Cartão vermelho – Paulo Baier (Atlético-PR).
Árbitro – Marcelo de Lima Henrique (RJ).
Renda – R$ 431.161,00.
Público – 20.269 pagantes.
Local – Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP).