Nada mais comum no futebol que um treinador levar para seu time jogadores de confiança. No ano passado, quando chegou ao Palmeiras, Caio Júnior pediu a contratação de atletas que trabalharam com ele no Paraná. Foi contestado, mas alguns reforços deram certos e continuam titulares até hoje, como o zagueiro Gustavo e o volante Pierre.
Vanderlei Luxemburgo já pegou o Palmeiras com jogadores que ele conhecia bem. E após Leandro e Martinez voltarem a ter bom desempenho, o treinador pediu a contratação de Gladstone, que neste domingo estréia na equipe Alviverde.
Luxemburgo trabalhou com os três atletas quando dirigiu o Cruzeiro. Em 2003, Gladstone estreou justamente na finalíssima da Copa do Brasil. O título veio e, meses depois, levantou também o caneco do Campeonato Brasileiro ao lado de Leandro e Martinez.
No ano passado, Leandro alternava bons e maus momentos no Palmeiras e era normal vê-lo no banco de reservas. Mas foi só Luxemburgo chegar no começo do ano para que o lateral voltasse a apresentar o bom futebol que o consagrou no Cruzeiro. O atleta participou de todos os jogos do time na temporada, sempre como titular.
Ao contrário do companheiro, Martinez perdeu espaço na equipe após a contratação de Léo Lima, mas conseguiu dar a volta por cima e voltou a ser titular nos últimos dois jogos. Na rodada anterior, na vitória sobre o Vasco por 2 a 0, foi quem mais recebeu elogios de Luxemburgo.
Agora, com a ida de Henrique para o Barcelona, chegou a vez de Gladstone mostrar o seu valor. O comandante, ao menos, já sabe do que ele é capaz. Os amigos também. "A gente já se conhece, mas ainda não estamos com o entrosamento ideal", disse Martinez. "Com o tempo as coisas vão melhorar".