O Palmeiras atingiu nesta terça-feira seu objetivo de permanecer no G4 da Série B durante a paralisação do campeonato em razão da disputa da Copa das Confederações. Um dos favoritos ao título, o time paulista garantiu seu lugar nas primeiras posições ao vencer o América-RN por 2 a 0 no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim.

continua após a publicidade

Com a quarta vitória em seis jogos, o Palmeiras chegou aos 12 pontos, na terceira colocação da tabela. O América, por sua vez, ampliou sua série negativa. Há 11 jogos sem vencer, incluindo partidas no Estadual e na Copa do Brasil, o time potiguar estacionou nos três pontos, na penúltima posição.

Jogando fora de casa, o Palmeiras contou com mudanças na equipe, em função de suspensões. E teve a estreia do atacante Ananias, somente no segundo tempo. Com a bola rolando, o time mostrou pouca inspiração, fez uma apresentação de baixo nível técnico, mas não teve problemas para superar as fragilidades do América. Vinícius e Fernandinho, nos acréscimos, marcaram os gols da partida.

O JOGO – Pressionado pelo revés na rodada passada, o Palmeiras entrou em campo com mudanças no meio-campo e no ataque. Sem poder contar com Márcio Araújo e Leandro, suspensos, e Charles, poupado, Gilson Kleina adiantou Henrique para atuar como volante, formando meio-campo com Wesley e Tiago Real. O trio ofensivo foi composto por Serginho, Vinícius e Caio.

continua após a publicidade

As mudanças atrapalharam o rendimento do time no início da partida. Desorganizado, o meio-campo pouco produziu. As investidas no ataque se resumiam a ligações diretas e avanços de Ayrton pela direita. O lateral criou as duas primeiras boas chances de gol do jogo. Aos 9, entrou na área e bateu cruzado e viu o zagueiro Edvânio quase completar contra as próprias redes. Aos 10, cruzou da direita e Caio, sem marcação, mandou para fora.

No único momento de brilho do meio-campo, Tiago Real fez bom lançamento para Vinícius, que entrou na área pela esquerda, driblou o goleiro e mandou para o gol, aos 27 minutos. O mesmo Vinícius quase ampliou aos 32, quando arriscou de fora da área e mandou por cima do travessão.

continua após a publicidade

Com muitas limitações no meio e no ataque, o América pouco assustou a defesa palmeirense. Em uma das raras chances, Cascata encheu o pé e finalizou rente ao travessão, aos 38. Antes, aos 20, o time da casa quase contou com ajuda de André Luiz após cobrança de falta na área.

O Palmeiras se manteve melhor no segundo tempo. Mas prometeu mais do que entregou depois de quase ampliar o placar logo aos 3 minutos. Ayrton cobrou falta na área e Serginho bateu para o gol, na sobra. Andrey, porém, fez grande defesa e evitou o segundo gol palmeirense.

Após dar esperanças à torcida, o time visitante voltou a falhar na finalização e no último passe. Nem mesmo a estreia de Ananias alterou o panorama da partida. Na melhor chance da equipe no segundo tempo, Juninho cruzou na área e Henrique cabeceou. A bola acertou um “montinho” na linha e voltou, favorecendo o desvio da zaga para fora, aos 25.

Mais fechado, o América demorou para sair para o jogo no segundo tempo. E, quando esboçou uma reação, já era tarde demais. Para evitar qualquer risco, o Palmeiras selou a vitória aos 47 minutos. Ananias acertou o pé da trave e, no rebote, Fernandinho só completou para as redes.

Os dois times só voltam a campo no início de julho. O Palmeiras enfrentará o Oeste em local ainda a ser definido, no dia 6. O América tentará se reabilitar na competição diante do Bragantino, no dia 2, fora de casa.

FICHA TÉCNICA:

AMÉRICA-RN 0 x 2 PALMEIRAS

AMÉRICA-RN – Andrey; Norberto, Zé Antônio, Edvânio e Renatinho Potiguar; Márcio Passos, Fabinho (Jerson), Daniel Resende (Alex) e Cascata; Vinícius Pacheco (Ebinho) e Júnior Negão. Técnico: Roberto Fernandes.

PALMEIRAS – Bruno; Ayrton, Maurício Ramos, André Luiz e Juninho; Henrique, Wesley e Tiago Real (Fernandinho); Serginho (Ananias), Vinicius (Marcelo Oliveira) e Caio. Técnico: Gilson Kleina.

GOLS – Vinícius, aos 27 minutos do primeiro tempo. Fernandinho, aos 47 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Márcio Passos, Tiago Real, Maurício Ramos, Ayrton, Cascata.

ÁRBITRO – Ricardo Marques Ribeiro (MG).

RENDA – R$ 97.485,00.

PÚBLICO – 4.632 pagantes.

LOCAL – Estádio Barretão, em Ceará-Mirim (RN).