Se o Palmeiras tinha esperança de conseguir uma vaga na próxima Copa Libertadores via Campeonato Brasileiro, terá realmente que concentrar esforços na Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira, o time de Luiz Felipe Scolari perdeu a chance de engrossar a lista dos perseguidores ao G-4 ao ser derrotado por 1 a 0 pelo Atlético-PR, na Arena da Baixada.

continua após a publicidade

Com uma postura excessivamente cautelosa, o Palmeiras foi dominado por toda a partida e, apesar da boa atuação de Deola, não conseguiu evitar o revés, que veio com um gol do argentino Nieto, aos 39 minutos do primeiro tempo. Mas o time paulista foi prejudicado pela anulação de um gol legal do atacante Tadeu por impedimento inexistente, ainda no primeiro tempo.

O Palmeiras fechou a 33ª rodada na décima posição, com 47 pontos, seis a menos que o Botafogo, último integrante do G-4, faltando cinco jogos para fim do Brasileiro. Agora, o time terá que se preocupar com o duelo de volta com o Atlético-MG pelas quartas de final da Copa sul-americana, na próxima semana – no de ida houve empate por 1 a 1. O Atlético-PR ficou em oitavo no Nacional, com 50 pontos.

O primeiro tempo em Curitiba tempo foi aberto, mas com o Atlético-PR bem mais perigoso. Comandado por Paulo Baier, o time rubro-negro jogou quase o tempo todo no campo de ataque e obrigou Deola a impedir que o Palmeiras descesse para o vestiário em desvantagem. O goleiro fez um milagre em chute à queima-roupa de Ivan Gonzalez e defendeu com dificuldade duas cobranças de falta de Baier.

continua após a publicidade

O Palmeiras atacou pouco, mas quando o fez foi prejudicado pela arbitragem. Aos 21 minutos, Danilo foi lançado na área por Marcos Assunção e ajeitou de cabeça para Tadeu dividir com a zaga e empurrar a bola para a rede. O assistente Dibert Pedrosa Moisés, no entanto, assinalou impedimento inexistente do atacante. O Atlético-PR, por sua vez, também sofreu com a arbitragem num impedimento mal assinalado de Paulo Baier por Fabiano Ramires quando o veterano sairia na cara de Deola.

O panorama continuou o mesmo na etapa final: o Atlético-PR em cima e Deola salvando o Palmeiras. O goleiro precisou se esticar todo para espalmar com as pontas dos dedos um chute de fora da área de Chico. O volante, aliás, perdeu outra grande chance ao pegar rebote do arqueiro alviverde e bater para fora.

continua após a publicidade

A pressão demorou para surtir efeito, mas foi recompensada. Aos 39 minutos, Nieto, que havia entrado no lugar de Netinho, desviou cruzamento da direita sem chance para Deola e decretou a vitória do Atlético-PR.

Na próxima rodada, o Palmeiras enfrentará o Guarani, domingo, às 19h30, na Arena Barueri. O Atlético-PR irá a Volta Redonda encarar o Palmeiras no mesmo dia e horário.

FICHA TÉCNICA:

Atlético-PR 1 x 0 Palmeiras

Atlético-PR – Neto; Wagner Diniz, Manoel, Rafael Santos e Paulinho; Vítor (Claiton), Chico, Paulo Baier e Netinho (Nieto); Ivan Gonzalez e Bruno Mineiro (Marcelo). Técnico – Sérgio Soares.

Palmeiras – Deola; Márcio Araújo, Danilo, Fabrício e Gabriel Silva; Edinho, Marcos Assunção, Tinga (Vinícius), Lincoln (Pierre) e Luan; Tadeu (Ewerthon). Técnico – Luiz Felipe Scolari.

Gol – Nieto, aos 39 minutos do primeiro tempo.

Árbitro – Wallace Nascimento Valente (ES).

Cartões amarelos – Lincoln.

Renda – R$ 334.410,00.

Público – 19.749 pagantes.

Local – Arena da Baixada, em Curitiba (PR).