Agora é oficial. Valdivia não atua mais pelo Palmeiras. O jogador foi vendido nesta sexta-feira (15) para o Al-Ain, dos Emirados Árabes, por cerca de R$ 20 milhões, dinheiro que será utilizado para equilibrar as contas do clube de Palestra Itália.
Valdivia assinou contrato por quatro temporadas. Ele se despedirá dos companheiros ainda nesta sexta. Em seguida, embarcará para o Chile para disputar um amistoso com a seleção, o jogo acontecerá na Turquia. Por fim, viajará para o Al-Ain.
No contrato assinado pelo presidente Affonso Della Mônica, o Palmeiras terá a preferência num possível retorno do chileno ao Brasil, além de uma comissão de 10% em cima do lucro de uma negociação futura do Al-Ain com outro clube.
Valdivia chegou ao Palmeiras em julho de 2006. Ele foi contratado pelo então diretor de futebol Salvador Hugo Palaia. O clube desembolsou US$ 3 milhões pelo atleta, que estava no Colo-Colo.
O chileno, com um estilo de jogo abusado e focado nos dribles, caiu no gosto dos torcedores. No Palmeiras, o único título de Valdivia foi o Paulistão deste ano. O dinheiro da transação não será investido na contratação de novos jogadores. A prioridade é pagar dívidas. Até o final do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras dificilmente trará reforços.