O Palmeiras quer aproveitar a rodada deste meio de semana, a 17.ª, para disparar na liderança do Campeonato Brasileiro. Como o vice-líder Atlético Mineiro ganhou uma folga forçada – enfrentaria o Internacional, em Porto Alegre, mas o jogo foi adiado para 2 de setembro por causa da viagem do time gaúcho ao Japão -, o clube paulista quer abrir distância para o rival.
A vantagem para o Atlético é hoje de três pontos (34 a 31). Para aumentá-la, o Palmeiras joga em seus domínios, o Palestra Itália, nesta quinta-feira, contra o Grêmio, um adversário que sempre deu muito trabalho nos últimos anos. O time dirigido por Muricy Ramalho busca a quarta vitória consecutiva.
A contar pelo retrospecto gremista fora de Porto Alegre, o Palmeiras pode ser considerado o grande favorito do jogo. Se tem uma ótima campanha em casa – sete vitórias e dois empates -, o Grêmio apresenta um desempenho pífio como visitante. Em sete partidas, nenhum triunfo e apenas um empate.
Ao contrário do duelo em São Paulo, que vale as primeiras colocações do Brasileirão, o confronto entre Fluminense e Sport, no Rio de Janeiro, envolve equipes desesperadas. A três rodadas do fim do primeiro turno, os dois clubes estão dentro da zona de rebaixamento e precisam da vitória para afastarem um pouco a crise e ganharem um ânimo extra na competição.
Os times terão novidades no banco de reservas. No Fluminense, o técnico Valdyr Espinosa inicia sua jornada como auxiliar do amigo Renato Gaúcho. No Sport, Péricles Chamusca estreia como o terceiro treinador da equipe pernambucana no campeonato.
No outro jogo desta quinta, na Grande São Paulo, Barueri e Vitória buscam a reabilitação. A equipe paulista vem de três derrotas consecutivas e quatro jogos sem vencer. Os baianos perderam as duas últimas.
Confira os jogos desta quinta pela 17.ª rodada do Brasileirão:
21 horas
Palmeiras x Grêmio – Palestra Itália
Fluminense x Sport – Maracanã
Barueri x Vitória – Arena Barueri