O Palmeiras goleou o Avaí por 5 a 0, neste domingo, no estádio do Canindé, em São Paulo, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Jogando um futebol ofensivo, a equipe comandada pelo técnico Luiz Felipe Scolari construiu a vitória no primeiro tempo, quando não deu chances à equipe de Santa Catarina, que contou com a estreia do técnico Alexandre Gallo.
Com a vitória, o time alviverde chegou aos 11 pontos, subiu para a segunda colocação da competição e se manteve perto do líder São Paulo, que venceu o Ceará, em Fortaleza, e continua na ponta do campeonato, com 15. O Avaí, que somou apenas um ponto até agora, permaneceu na última colocação e com a pior defesa do Brasileirão – com 17 gols sofridos.
A maneira ofensiva jogada pelo Palmeiras teve ligação com a escalação diferente escolhida por Scolari em relação aos jogos anteriores. Depois de Kléber se recuperar de dores musculares, o técnico o escalou para compor dupla de ataque com o centroavante Wellington Paulista. No meio de campo, Lincoln voltou a ser titular e teve a companhia de Luan, que completou 50 jogos com a camisa da equipe, foi o melhor jogador da partida e teve seu nome gritado pela torcida alviverde em vários momentos do jogo.
A partida foi morna até os 17 minutos, já que nenhum lance perigoso de ataque foi produzido pelas equipes. Aos 18, a situação mudou bastante. Após cobrança de escanteio de Marcos Assunção, a bola bateu no zagueiro George Lucas – que estava pressionado pelo meia Lincoln – e entrou no gol do Avaí. O árbitro anotou o gol para o jogador do Palmeiras.
Aos 22 minutos, depois de o lateral-direito Cicinho superar o zagueiro Juninho pela direita da grande área, o meia Lincoln contribuiu com leve toque e deixou o atacante Luan livre para chutar no canto direito do goleiro do Avaí: 2 a 0 para o time alviverde.
Sem dar trégua à equipe catarinense, o Palmeiras não se satisfez com o placar e continuou atacando. Aos 24 minutos, em cobrança de falta, o volante Marcos Assunção mandou um chute forte para o gol do goleiro Aleks. A bola carimbou o travessão e por pouco não entrou.
O Avaí até tentou responder em duas oportunidades. Aos 25 minutos, Pedro Ken chutou de fora da área e o goleiro Marcos fez grande defesa, espalmando a bola para escanteio. Aos 29, os catarinenses pressionaram com duas jogadas. Cássio tentou uma bicicleta na grande área, a bola foi rebatida pela defesa do Palmeiras e voltou para Robinho, que, de primeira, mandou a bola rasteira para fora.
O jogo estava bastante disputado, mas o Palmeiras não deixou que a equipe rival se recuperasse. Aos 32 minutos, depois de boa jogada de Luan pela esquerda, Lincoln dominou a bola na grande área e mandou a bola para fora, num lance perigoso contra o Avaí. Aos 38, após nova cobrança de falta de Marcos Assunção, a bola cruzou o gol de Aleks e passou perigosamente rente à trave.
Aos 40 minutos, em contra-ataque rápido pela esquerda, o atacante Luan ganhou do oponente Marcinho Guerreiro na marcação e chutou cruzado. A bola desviou no volante do Avaí e foi para o fundo das redes: 3 a 0. Aos 43, com domínio total da partida, Kléber recebeu na entrada da área. O atacante chutou colocado e fez um golaço para o alviverde, sem chances para o goleiro rival.
O final do primeiro tempo ainda teve um grande momento do goleiro Marcos, que cortou cruzamento feito pelo lateral rival Julinho pela esquerda. No rebote, Robinho pegou a sobra, mas o ídolo alviverde pulou no canto para fazer grande defesa.
Na segunda etapa, o jogo diminuiu em intensidade e o Palmeiras passou a administrar a vantagem com perigosos contra-ataques. O lance mais perigoso do Avaí aconteceu bem no início da segunda etapa, quando, aos 7 minutos, o meia Estrada, que entrou no lugar de George Lucas, arriscou chute, depois de receber bola na entrada da grande área. A bola atingiu o poste esquerdo do goleiro Marcos e foi para fora.
Aos 24 minutos, o árbitro marcou pênalti para o Palmeiras, depois de Lincoln ser puxado na pequena área. Com o placar dilatado, a torcida e alguns jogadores da equipe pediram para que o goleiro Marcos fizesse a cobrança, mas este, com o consentimento do técnico Luiz Felipe Scolari, preferiu ficar na sua meta. A cobrança foi feita por Kléber, que mandou a bola com categoria para o fundo do gol, aos 26.
Aos 28 minutos, o Palmeiras teve outra grande oportunidade para ampliar. Cicinho fez jogada sensacional e passou por três adversários. Na hora de chutar, entretanto, a bola desviou na marcação e o goleiro Aleks deu um tapa providencial para evitar o sexto gol alviverde.
Com o placar garantido, Luiz Felipe Scolari retirou Lincoln para a entrada de Patrik e Kléber para a entrada de Dinei. As substituições fizeram o jogo ficar morno e o Palmeiras apenas segurou o elástico resultado para festa de sua torcida.
O próximo compromisso da equipe paulistana no Brasileirão será em Fortaleza contra o Ceará, no próximo domingo. No mesmo dia, o Avaí receberá o Fluminense, no estádio da Ressacada, em Florianópolis.
Ficha técnica
Palmeiras 5 x 0 Avaí
Palmeiras – Marcos; Cicinho, Leandro Amaro, Thiago Heleno e Rivaldo; Márcio Araújo, Marcos Assunção e Lincoln (Patrik); Luan, Kléber (Dinei) e Wellington Paulista (Chico). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Avaí – Aleks, George Lucas (Estrada), Cássio, Bruno Silva e Julinho (Romano); Acleisson, Marcinho Guerreiro, Marquinhos Grabriel e Pedro Ken; William e Robinho (Fábio Santos). Técnico: Alexandre Gallo.
Gols – Lincoln, aos 18; Luan, aos 22 e aos 40, e Kléber, aos 43 minutos do primeiro tempo; Kléber (pênalti), aos 26 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Wellington Paulista e Luan (Palmeiras); Julinho, Bruno Silva e Marcinho Guerreiro (Avaí).
Árbitro – Fabrício Neves Correa (RS).
Renda – R$ 319.419,00.
Público – 12.138 pagantes.
Local – Estádio do Canindé, em São Paulo (SP).