Em seu terceiro jogo, o técnico Muricy Ramalho perdeu o aproveitamento de 100% à frente do Palmeiras. No Palestra Itália, o time paulista não realizou uma boa partida e apenas empatou com o Grêmio por 1 a 1, nesta quinta-feira, em duelo pela 17.ª rodada do Campeonato Brasileiro.

continua após a publicidade

Apesar do tropeço, o Palmeiras, que segue invicto no Palestra, manteve a liderança, com 35 pontos, três a mais que o Goiás, segundo colocado. Já o Grêmio segue sem vencer fora de casa pelo Brasileirão – tem o pior aproveitamento como visitante, ao lado do Sport. Os gaúchos somam 25, na sétima posição da tabela.

Para o duelo desta quinta, o Palmeiras não contou com o lateral-esquerdo Armero, suspenso pelo terceiro amarelo – Marcão ocupou o setor. O ataque contou com a dupla formada por Obina e Ortigoza. O técnico Paulo Autuori, por sua vez, reforçou a marcação do Grêmio para tentar o primeiro triunfo longe do Olímpico.

Empolgado pela campanha e pelo bom público no Palestra, o Palmeiras colocou pressão sobre o Grêmio no início. Logo aos 14 minutos, Cleiton Xavier deixou Ortigoza na cara do gol. O atacante entrou na área e bateu cruzado. A bola passou por Victor, mas Fábio Santos conseguiu afastar em cima da linha.

continua após a publicidade

O gol do Palmeiras surgiu através de seu melhor jogador nesta quinta: Cleiton Xavier. Wendel fez linda jogada pela direita e cruzou na medida para o meia cabecear para o fundo das redes de Victor – foi o segundo gol do meia no Brasileirão.

Melhor defesa do campeonato, o Palmeiras foi desatento e abriu a guarda após o gol. Assim, dois minutos depois de abrir o placar, o time levou o empate. Souza cruzou pela direita e Maxi López chutou para o fundo das redes.

continua após a publicidade

E se não fosse por Marcos, que completou 36 anos na última terça-feira, o Palmeiras teria levado a virada no primeiro tempo. Aos 40 minutos, Jadilson fez bela jogada pela esquerda e cruzou. Maxi López bateu de primeira e o goleiro defendeu no reflexo – Marcos deu uma bronca nos companheiros e cobrou mais seriedade na etapa final.

O segundo tempo, porém, não foi bom para o Palmeiras. O time perdeu o controle do meio-campo e viu o Grêmio ditar o ritmo. Mesmo assim, a equipe teve duas chances para marcar com Cleiton Xavier, aos 17 minutos, e Edmilson, aos 25 – ambos perderam oportunidades na pequena área.

Aos 38 minutos, o jogo registrou um lance feio. Diego Souza acertou a cabeça de Réver em disputa de bola. O jogador do Grêmio deixou o gramado desacordado e foi levado para o hospital de ambulância.

O Palmeiras volta a campo na próxima quarta-feira, dia 12, para enfrentar o Atlético-MG, em jogo considerado a final do primeiro turno. Para este duelo, Muricy Ramalho não poderá contar com Edmílson, que recebeu o terceiro amarelo – Souza deve retornar como titular.

Já o Grêmio vai enfrentar o Barueri, no domingo, às 18h30, fora de casa, em busca de sua primeira vitória longe do Estádio Olímpico.

Ficha Técnica:

Palmeiras 1 x 1 Grêmio

Palmeiras – Marcos; Wendel, Maurício Ramos, Danilo e Marcão (Marquinhos); Pierre, Edmílson, Diego Souza e Cleiton Xavier; Obina (Jefferson) e Ortigoza (Willians). Técnico: Muricy Ramalho.

Grêmio – Victor; Thiego (Rafael Marques), Léo, Réver e Fábio Santos (Jadílson); Túlio, Adílson, Tcheco e Souza; Douglas Costa (Jonas) e Maxi Lopez. Técnico: Paulo Autuori.

Gols – Cleiton Xavier, aos 29, e Maxi López, aos 31 minutos do primeiro tempo.

Cartões amarelos – Marcão, Edmílson (Palmeiras); Rafael Marques (Grêmio).

Árbitro – Nielson Nogueira Dias (PE).

Renda – R$ 862.666,24.

Público – 25.440 pagantes.

Local – Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP).