As diretorias de Palmeiras e Atlético Mineiro oficializaram nesta quarta-feira a troca do atacante Róger Guedes pelo lateral-direito Marcos Rocha. O acordo foi fechado por empréstimo até o final de 2018, estando pendente apenas da aprovação de ambos nos exames médicos nos respectivos clubes.

continua após a publicidade

Róger Guedes, de 21 anos, estava no Palmeiras desde 2016, após passagem pelo Criciúma, onde iniciou a sua carreira profissional. Ele foi figura importante no elenco que conquistou o título do Campeonato Brasileiro na sua primeira temporada pelo clube paulista.

continua após a publicidade

Em 2017, porém, Róger Guedes viveu um ano de altos e baixos após ser mantido no Palmeiras, mesmo tendo despertado o interesse de alguns clubes europeus. O atacante terminou a temporada com oito gols marcados em 49 jogos, mas chegou a ser afastado do elenco e fechou o ano como reserva, o que facilitou a decisão da diretoria do Palmeiras em negociá-lo.

continua após a publicidade

Marcos Rocha, de 29 anos, era um dos jogadores mais identificados do elenco com o Atlético-MG, tendo superado recentemente a marca de 300 partidas disputadas. Formado nas divisões de base do clube, ele teve passagens por empréstimo por Uberlândia, CRB, Ponte Preta e América Mineiro.

Titular absoluto da lateral direita atleticana nos últimos anos, Marcos Rocha foi campeão da Copa Libertadores em 2013, da Recopa Sul-Americana em 2014, da Copa do Brasil em 2014 e do Campeonato Mineiro em 2012, 2013, 2015 e 2017, além de ter sido convocado em algumas oportunidades para a seleção brasileira.

Para aceitar emprestá-lo, o Atlético-MG acertou a renovação do seu contrato, que se encerraria no fim de 2018, por mais uma temporada, até 2019. Já o acordo entre Palmeiras e Róger Guedes vai até março de 2021.

O Palmeiras já havia tentado envolver o seu atacante em outra negociação no futebol brasileiro, mas o jogador tinha se recusado a ir para o Fluminense, com quem o clube negociava a chegada do meia Gustavo Scarpa.

A confirmação da troca de Marcos Rocha por Róger Guedes amplia as negociações entre os clubes nas últimas semanas. Anteriormente, o Atlético-MG havia contratado dois outros jogadores do clube paulista, casos do volante Arouca e do atacante Erik. O clube mineiro também se reforçou com o lateral-direito Samuel Xavier, do Sport e potencial substituto de Marcos Rocha, e Ricardo Oliveira, ex-Santos.

Já o Palmeiras, antes de Marcos Rocha, havia acertado as chegadas do goleiro Weverton (Atlético-PR), do zagueiro Emerson Santos (Botafogo), do lateral-esquerdo Diogo Barbosa (Cruzeiro) e do meia Lucas Lima (Santos) para 2018.