O Palmeiras se reabilitou na Série B do Campeonato Brasileiro na noite desta terça-feira com uma vitória apertada sobre o Avaí, por 2 a 1, no Estádio Novelli Junior, em Itu. Após derrota para o América-MG, na rodada passada, o time de Gilson Kleina contou com boa atuação de Leandro, com um gol e uma assistência, para superar a então invicta equipe catarinense.

continua após a publicidade

A vitória do Palmeiras, somada ao triunfo da Chapecoense sobre o Figueirense, manteve embolado o G4 da tabela. O time paulista chegou aos mesmos 9 pontos do Figueirense, mas ocupa a provisória vice-liderança por ter vantagem nos critérios de desempate. A Chapecoense lidera com 10 e o Avaí segue com 7, em 5º lugar.

Escaldado pelo revés no fim de semana, o Palmeiras dominou a partida contra os catarinenses, mas teve dificuldade para marcar os gols, principalmente por causa das boas defesas do goleiro Diego. E ainda foi ameaçado na defesa por causa da frouxa marcação. Leandro, porém, fez a diferença ao marcar o primeiro gol logo aos 3 minutos de jogo e dar o passe para o gol de Ronny na segunda etapa.

Na próxima rodada, o Palmeiras vai visitar o Sport, sábado, na Ilha do Retiro, em Recife. O Avaí fará um duelo catarinense contra o Joinville na sexta-feira, diante da torcida, na Ressacada, em Florianópolis.

continua após a publicidade

O JOGO – Depois do tropeço diante do América-MG, o Palmeiras entrou em campo nesta terça disposto a não dar margem para outro revés na Série B. Para tanto, partiu para o ataque logo nos primeiros instantes da partida e abriu o placar aos 3 minutos. Tiago Real cruzou da direita e Leandro, de primeira, completou para as redes.

O gol confirmou o status de favorito do Palmeiras, mais ofensivo, buscando espaços diante da retranca do Avaí. O time de Gilson Kleina, contudo, tinha dificuldade para encontrar brechas na fechada zaga catarinense. Acabava apostando nas bolas levantadas na área na tentativa de aumentar sua vantagem no placar. Aos 13, Ayrton bateu cruzado da direita e quase surpreendeu o goleiro Diego. A bola passou rente à trave direita.

continua após a publicidade

Enquanto o Palmeiras dominava o meio-campo, o Avaí manteve a postura calma, sem se assustar com as poucas ameaças do paulistas. E, em uma investida despretensiosa de Márcio Diogo, chegou ao empate. O atacante iniciou jogada individual no meio-campo e aproveitou a frouxa marcação palmeirense para avançar pela intermediária, entrar na área e emplacar boa finalização, sem chances para o goleiro Bruno, aos 20.

O empate parecia equilibrar a partida, mas o Avaí abdicou de converter seu bom momento em chances de gol. Os catarinenses voltaram a recuar e abriram espaço para novas investidas do rival. A equipe paulista, no entanto, não tirou proveito das oportunidades de contra-ataques cedidas pelo Avaí.

O frustrante fim de primeiro tempo deu lugar a um movimentado início na segunda etapa. O Palmeiras acelerou o jogo e deu trabalho para Diego. Com grandes defesas, o goleiro evitou o gol palmeirense aos 3 minutos, em cabeçada de Caio, e aos 4, em cruzamento perigoso de Fernandinho, substituto de Tiago Real.

Gilson Kleina também colocou em campo Serginho e Ronny, mudanças já previstas durante a semana, depois da derrota na rodada passada. As alterações deram resultado. Logo em sua primeira jogada, Ronny foi acionado por Leandro, entrou na área e bateu na saída de Diego, deixando o Palmeiras novamente em vantagem no placar.

A liderança no marcador foi mantida a duras custas nos minutos finais da partida. O Avaí pressionou e deu trabalho para o goleiro Bruno. O visitante, no entanto, não conseguiu buscar novamente o empate.

FICHA TÉCNICA:

PALMEIRAS 2 x 1 AVAÍ

PALMEIRAS – Bruno; Ayrton, Maurício Ramos, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Charles (Ronny) e Tiago Real (Fernandinho); Leandro, Vinícius (Serginho) e Caio. Técnico: Gilson Kleina.

AVAÍ – Diego; Vinícius Bovi, Leandro Silva, Alef e Julinho; Alê, Eduardo Costa (Diego Jardel), Cleber Santana e Marquinhos (Tauã); Márcio Diogo (Reis) e Beto. Técnico: Ricardinho.

GOLS – Leandro, aos 3, Márcio Diogo, aos 20 minutos do primeiro tempo. Ronny, aos 28 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Julinho, Cléber Santana, Charles, Ronny, Caio, Leandro Silva.

ÁRBITRO – Wagner Nascimento Magalhães (RJ).

RENDA – R$ 100.410,00.

PÚBLICO – 5.792 pagantes.

LOCAL – Estádio Novelli Junior, em Itu (SP).