O Palmeiras fechou nesta sexta-feira a contratação do atacante paraguaio José Maria Ortigoza, destaque do Sol de América no último campeonato de seu país, onde foi vice-artilheiro com 12 gols. Aos 21 anos, ele chega ao time alviverde por empréstimo de seis meses, com os direitos econômicos fixados em US$ 2 milhões (cerca de R$ 4,6 milhões).

continua após a publicidade

Segundo o gerente de Futebol Toninho Cecílio, o negócio foi executado totalmente pelo Palmeiras. A Traffic, parceira nas contratações e alvo de protestos de torcedores, só entrará no negócio se o clube fizer valer a opção de compra do jogador, ao fim dos seis meses de empréstimo.

Ortigoza chegou ao Brasil nesta sexta-feira para exames e assina contrato no sábado, mas sua apresentação oficial só acontecerá na próxima semana, pois quase todo time titular já viajou para a Bolívia, onde disputará a partida de volta da fase preliminar da Copa Libertadores, contra o Real Potosí. Os reservas enfrentarão a Ponte Preta, no domingo, pelo Campeonato Paulista.

“Ele se desloca bem, tem uma ótima movimentação, e uma bela média de gols para um atacante que costuma cair mais para os lados”, explica Toninho Cecílio. Ainda segundo o dirigente, Ortigoza será inscrito na Libertadores caso o time confirme a classificação à fase de grupos.

continua após a publicidade

A contratação do paraguaio não tira o interesse do Palmeiras e da Traffic em outro atacante, Luiz Adriano, do Shakhtar Donetsk. Kléber, porém, está descartado.