A 14.ª rodada do Campeonato Brasileiro começa neste sábado com a realização de quatro partidas. Com exceção à disputa pela liderança, hoje restrita a Fluminense e Corinthians, a luta para entrar no G-4 – grupo dos que hoje estariam classificados à próxima edição da Copa Libertadores da América – e para deixar ou se afastar da zona de rebaixamento engloba as oito equipes que entrarão em campo.

continua após a publicidade

Disposto a não ficar seriamente ameaçado de entrar na zona da degola, o Palmeiras enfrenta o Atlético Paranaense, outro que precisa deixar as últimas colocações, no Pacaembu, com o propósito de conseguir a primeira vitória sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari após a sua volta. Em seis partidas até aqui, são quatro empates e duas derrotas. Contando seus últimos jogos na primeira passagem encerrada em 2000, Felipão não vence pelo Palmeiras há 11 partidas.

Já na parte de cima da tabela de classificação, o Botafogo quer manter o embalo e entrar, mesmo que de forma provisória, no G-4 do Brasileirão. Para isso, o time comandado pelo treinador Joel Santana terá de vencer o Atlético Goianiense, fora de casa, para chegar aos 21 pontos e ultrapassar quatro rivais de uma vez só – Santos, Avaí, Cruzeiro e Internacional. Só que os goianos, há muito tempo na lanterna, querem os três pontos para não ficarem tão distantes do 16.º colocado, o primeiro fora da zona de rebaixamento.

Quem está entre os quatro primeiros e não quer sair de lá é o Ceará. Mesmo em terceiro lugar na competição, a diretoria resolver trocar de técnico e contratou Mário Sérgio para o lugar de Estevam Soares, que não venceu nenhuma vez nas seis partidas em que esteve no comando do time. Neste sábado, o novo comandante estreia com uma pedreira pela frente: o Flamengo, atual campeão nacional, no Maracanã. Os cariocas desejam melhorar seu poderio ofensivo para vencer e evitar uma crise por causa dos maus resultados recentes.

continua após a publicidade

Por fim, o Atlético Mineiro quer usar a classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana, obtida no meio de semana contra o Prudente, para tentar a reabilitação definitiva no Brasileirão. Em Ipatinga, a equipe de Vanderlei Luxemburgo enfrenta o Guarani e a situação é tão incômoda que nem uma vitória tira o time da zona de rebaixamento.

Confira os jogos deste sábado pela 14.ª rodada do Brasileirão:

continua após a publicidade

18h30

Palmeiras x Atlético-PR – Pacaembu

Atlético-GO x Botafogo – Serra Dourada

Flamengo x Ceará – Maracanã

Atlético-MG x Guarani – Ipatingão