O Palmeiras finalmente conseguiu uma vitória fora de casa nesta edição do Brasileirão. Depois de somar três empates e duas derrotas em jogos como visitante, a equipe palmeirense derrotou o Figueirense por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela 12ª rodada do campeonato.
Com isso, o Palmeiras chegou aos 22 pontos e voltou ao G4, subindo do quinto para o quarto lugar no Brasileirão. Para o Figueirense, foi o quinto jogo seguido sem vitória (são duas derrotas e três empates), o que o deixa com os mesmos 16 pontos, um pouco mais longe do grupo dos quatro primeiros colocados da competição.
Depois de dois jogos seguidos sem marcar gols – empate com Flamengo e derrota para o Fluminense -, o técnico Luiz Felipe Scolari apostou numa escalação mais ofensiva, trocando Luan por Wellington Paulista. Além disso, ele promoveu a estreia do lateral-esquerdo Gerley e ainda colocou o goleiro Deola no lugar do poupado Marcos.
A formação mais ofensiva de Felipão deu certo. Logo com 40 segundos de jogo, o Palmeiras quase abriu o placar com Kléber, que escapou com velocidade e, sozinho diante do goleiro, perdeu uma chance incrível. O time continuou no ataque, criando boas oportunidades, mas o Figueirense também chegou algumas vezes com perigo.
A melhor chance palmeirense no primeiro tempo foi aos 23 minutos, quando Maurício Ramos cabeceou a bola na trave, após cobrança de falta de Marcos Assunção. No rebote, Kléber chegou a marcar o gol, mas o árbitro deu impedimento e anulou. O Figueirense respondeu aos 27, em jogada que Deola saiu bem e impediu o chute de Aloísio.
No segundo tempo, o Palmeiras continuou jogando no ataque. E quase abriu o placar aos nove minutos, quando Maikon Leite fez boa tabela com Kléber e mandou a bola na trave. Do outro lado, o Figueirense preferiu apostar na velocidade do contra-ataque para surpreender, mas a defesa palmeirense conseguiu proteger o goleiro Deola.
Felipão, então, tirou Valdivia e Wellington Paulista para a entrada de João Vitor e Luan. Mesmo assim, o Palmeiras continuou no ataque. E conseguiu chegar ao gol aos 37 minutos, quando Marcos Assunção cobrou falta venenosa e o goleiro Wilson, ao tentar afastar, mandou a bola na cabeça de Maurício Ramos, que aproveitou para fazer 1 a 0.
Com a vantagem no placar, Felipão tirou o atacante Maikon Leite para colocar o volante Chico. E o Palmeiras passou a administrar o resultado. Mas o Figueirense tentou pressionar, levando perigo ao goleiro Deola principalmente com Fernandes, em cabeçada aos 41 minutos, e com Aloísio, em chute cruzado aos 44. Mas a vitória foi palmeirense.
FICHA TÉCNICA:
Figueirense 0 x 1 Palmeiras
Figueirense – Wilson; Pablo (Coutinho), João Paulo, Edson Silva e Juninho; Ygor, Túlio, Maicon (Rhayner) e Fernandes; Héber (Elias) e Aloísio. Técnico: Jorginho.
Palmeiras – Deola; Cicinho, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Gerley; Márcio Araújo, Marcos Assunção e Valdivia (João Vitor); Maikon Leite (Chico), Wellington Paulista (Luan) e Kléber. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Gol – Maurício Ramos, aos 37 minutos do segundo tempo.
Árbitro – Alicio Pena Júnior (MG).
Cartões amarelos – Thiago Heleno, Márcio Araújo, Marcos Assunção, Kléber, Gerley e Ygor.
Renda e público – Não disponíveis.
Local – Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.