São Paulo – O Palmeiras elegeu o técnico Levir Culpi, de 48 anos, como comandante para tirar o time das últimas posições do Campeonato Brasileiro e ainda lutar por uma vaga na fase seguinte. O treinador, que assinará contrato até o fim de dezembro, afirmou estar confiante numa reviravolta da equipe. Por isso, disse “sim” à proposta de trabalho. “Vamos em busca da classificação, se tivesse receio de que o time pudesse cair, não aceitaria o convite”, declarou Levir à Agência Estado, por telefone, de Curitiba, onde vive com a família.
Levir substituirá Flávio Teixeira, o Murtosa, que pediu demissão na segunda-feira, dia seguinte à derrota para o Paraná por 5 a 1. Levir será apresentado hoje, às 16h30, na Academia de Futebol, mas ainda não dirige o time na partida desta noite, contra o Coritiba, no Palestra Itália. O treinador será Karmino Colombini, do time de juniores. Sua estréia será no sábado, contra o Gama..
A primeira opção da diretoria era Giba, que trabalhou no Jundiaí no primeiro semestre e estava sem clube. O técnico se reuniu com os dirigentes na noite de segunda-feira e na manhã de ontem, mas as partes não entraram em acordo. Além de algumas divergências em relação à nova equipe de trabalho, o Palmeiras não aceitou pagar o que Giba pediu, cerca de R$ 60 mil.
Pouco antes da hora do almoço, o diretor de futebol Sebastião Lapola ligou para Levir, que estava em sua casa, e fez o convite. Acertaram tudo por telefone. Receberá aproximadamente R$ 70 mil por mês, mais prêmios. Será o terceiro técnico do Palmeiras no Brasileiro, depois de Vanderlei Luxemburgo e Murtosa.
Professor de Educação Física, o novo treinador palmeirense conquistou títulos importantes, como o da Copa do Brasil em 1996 e o da Recopa Sul-Americana em 98, pelo Cruzeiro, e em 2000 o Campeonato Paulista, pelo São Paulo. Dirigiu, também equipes como a Portuguesa, o Guarani, a Inter de Limeira e as três mais importantes do Paraná. Iniciou a carreira no Juventude de Caxias do Sul, e seu último clube foi o Atlético-MG. Como jogador, atuou de 1973 a 1985. Foi um bom zagueiro e defendeu times como Coritiba, Santa Cruz, Botafogo-RJ e Juventude.
Levir, disse discordar de afirmações de que a equipe de Palestra Itália não é boa. Acredita que, com o retorno de alguns jogadores contundidos, como Pedrinho, Lopes e agora Zinho e César, o Palmeiras voltará a conseguir bons resultados. “É um time qualificado, que tem uma torcida maravilhosa e muita tradição. Por isso, tem chances de se classificar.”
Levir levará para o Palmeiras apenas um auxiliar, Luís Roberto Matter, que costuma acompanhá-lo. É profissional de sua confiança, além de cunhado. O preparador físico Valmir Cruz e o preparador de goleiros Carlos Pracidelli serão mantidos.
Os jogadores aprovaram a contratação. “É experiente, vitorioso, tomara que possa ajudar o nosso grupo”, analisou o goleiro Marcos. “O Palmeiras precisava de um treinador de ponta e acertou em cheio”, comentou Zinho, que vinha pedindo a contratação de um treinador de peso. “Ele tem comando e será bom para o Palmeiras, mas precisa de tempo para trabalhar.”