Pacotes ainda são a “salvação” para paranaenses

O Brasileirão 2004 alcança a décima rodada no próximo fim de semana, mas os três clubes da capital ainda apostam na venda de pacotes para a competição. Os torcedores coxas, que oficialmente só tiveram até sábado para aderir ao projeto Torcedor Camisa 12, que não é necessariamente um pacote, já que a cada jogo o torcedor precisa comprar seu ingresso, é claro, com um desconto.

O projeto Torcedor Camisa 12 permite aos associados, pagando doze reais por mês, assistir a todos os jogos da equipe no campeonato em curso e da Copa Sul-Americana pagando meio-ingresso em todos os setores do estádio. A diretoria pretende relançar o pacote nos próximos dias, aproveitando a recuperação moral do elenco e que assim aumentem as vendas.

O projeto, lançado no dia seguinte à conquista do bicampeonato paranaense, foi saudado como principal possibilidade para os torcedores do Coritiba ajudarem no plano da direção – investir para conquistar novamente uma vaga na Libertadores. A idéia era aproveitar a euforia para associar cerca de oito mil pessoas, que dariam ao clube uma renda mensal de quase cem mil reais. “Todo esse dinheiro será aplicado no futebol”, disse à época o presidente Giovani Gionédis.

Mas a participação da torcida foi bem menor que o esperado. Segundo dados oficiais, quase duas mil pessoas aderiram ao Torcedor Camisa 12, com o clube se aproximando de uma renda de R$ 25 mil mensais – isso se todos estivessem em dia, o que não acontece (a inadimplência seria de 10%, menor que a média). “Mesmo assim, é um número positivo”, garante o gerente administrativo do Coxa, Walter Alves de Souza. “Nós não estamos lidando com uma gama tão grande de torcedores”, completa.

Isso porque, segundo o executivo alviverde, metade dos ingressos vendidos em todos os jogos são para menores de 12 anos, maiores de 60, mulheres e estudantes, que já pagam menos. “O nosso público-alvo era o restante. Assim, o número vendido é bom”, assegura. Mesmo assim, esperava-se uma adesão maior – tanto que há possibilidade de ampliação no tempo da promoção.

Paraná e Atlético preparam outras e novas promoções

Diferente do Coritiba, o Paraná Clube já prorrogou a venda de pacotes para o Brasileirão e espera chegar ao número de 1.000 adesões. Até agora, 675 torcedores adquiriram o pacote.

Como não poderia deixar de ser, houve uma redução no preço do pacote, já que no início do campeonato o torcedor teria direito a assistir a 23 jogos. Agora, restam 18 partidas a serem disputadas no Pinhierão. “Fizemos uma redução proporcional para o paranista continuar lucrando com a compra antecipada de ingressos”, disse Luiz Carlos Casagrande, o Casinha.

Agora, os sócios do Tricolor que quiserem o pacote terão de desembolsar R$ 130,00 e os não-sócios, R$ 180,00. Para facilitar ainda mais a vida do torcedor, o Paraná permite que o pagamento seja feito em três vezes iguais, sem juros. “Para nós, é muito importante contar já com o dinheiro em caixa”, diz Casinha.

Atlético

O Atlético sofreu um baque no projeto de pacotes em função da determinação da 8.ª Vara Cível para reduzir o ingresso de R$ 30,00 para R$ 15,00. Com essa redução, que ainda é provisória, já que o Atlético recorreu da decisão, as vendas de pacotes – que já não era das melhores – despencaram. “Alguns torcedores cancelaram o plano e pediram o dinheiro de volta”, afirmou o diretor de marketing do Atlético, Alexandre Rocha Loures.

No entanto, mesmo com a decisão temporária da Justiça, a diretoria espera uma melhora na venda dos pacotes, especialmente em função da boa fase que a equipe atravessa no Brasileirão. “Continuando nesse ritmo, certamente nos classificaremos para a Libertadores. E quem aderir ao pacote, poderá assistir também a esses jogos”, diz Loures.

Para resolver a questão do preço, foi criado um novo setor na Arena para os sócios-torcedores, que podem assistir aos jogos das cadeiras da reta inferior. Neste local, o ingresso custa R$ 30,00 e é nessa área que os torcedores que compram pacote podem ficar. “É uma área privilegiada, diferenciada”, diz Loures.

Quanto aos valores dos pacotes, a partir de hoje o clube deve anunciar uma nova campanha, com valores proporcionais aos números de jogos que ainda serão realizados na Arena nesse Brasileirão.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo