O Brasileirão 2004 alcança a décima rodada no próximo fim de semana, mas os três clubes da capital ainda apostam na venda de pacotes para a competição. Os torcedores coxas, que oficialmente só tiveram até sábado para aderir ao projeto Torcedor Camisa 12, que não é necessariamente um pacote, já que a cada jogo o torcedor precisa comprar seu ingresso, é claro, com um desconto.
O projeto Torcedor Camisa 12 permite aos associados, pagando doze reais por mês, assistir a todos os jogos da equipe no campeonato em curso e da Copa Sul-Americana pagando meio-ingresso em todos os setores do estádio. A diretoria pretende relançar o pacote nos próximos dias, aproveitando a recuperação moral do elenco e que assim aumentem as vendas.
O projeto, lançado no dia seguinte à conquista do bicampeonato paranaense, foi saudado como principal possibilidade para os torcedores do Coritiba ajudarem no plano da direção – investir para conquistar novamente uma vaga na Libertadores. A idéia era aproveitar a euforia para associar cerca de oito mil pessoas, que dariam ao clube uma renda mensal de quase cem mil reais. “Todo esse dinheiro será aplicado no futebol”, disse à época o presidente Giovani Gionédis.
Mas a participação da torcida foi bem menor que o esperado. Segundo dados oficiais, quase duas mil pessoas aderiram ao Torcedor Camisa 12, com o clube se aproximando de uma renda de R$ 25 mil mensais – isso se todos estivessem em dia, o que não acontece (a inadimplência seria de 10%, menor que a média). “Mesmo assim, é um número positivo”, garante o gerente administrativo do Coxa, Walter Alves de Souza. “Nós não estamos lidando com uma gama tão grande de torcedores”, completa.
Isso porque, segundo o executivo alviverde, metade dos ingressos vendidos em todos os jogos são para menores de 12 anos, maiores de 60, mulheres e estudantes, que já pagam menos. “O nosso público-alvo era o restante. Assim, o número vendido é bom”, assegura. Mesmo assim, esperava-se uma adesão maior – tanto que há possibilidade de ampliação no tempo da promoção.
Paraná e Atlético preparam outras e novas promoções
Diferente do Coritiba, o Paraná Clube já prorrogou a venda de pacotes para o Brasileirão e espera chegar ao número de 1.000 adesões. Até agora, 675 torcedores adquiriram o pacote.
Como não poderia deixar de ser, houve uma redução no preço do pacote, já que no início do campeonato o torcedor teria direito a assistir a 23 jogos. Agora, restam 18 partidas a serem disputadas no Pinhierão. “Fizemos uma redução proporcional para o paranista continuar lucrando com a compra antecipada de ingressos”, disse Luiz Carlos Casagrande, o Casinha.
Agora, os sócios do Tricolor que quiserem o pacote terão de desembolsar R$ 130,00 e os não-sócios, R$ 180,00. Para facilitar ainda mais a vida do torcedor, o Paraná permite que o pagamento seja feito em três vezes iguais, sem juros. “Para nós, é muito importante contar já com o dinheiro em caixa”, diz Casinha.
Atlético
O Atlético sofreu um baque no projeto de pacotes em função da determinação da 8.ª Vara Cível para reduzir o ingresso de R$ 30,00 para R$ 15,00. Com essa redução, que ainda é provisória, já que o Atlético recorreu da decisão, as vendas de pacotes – que já não era das melhores – despencaram. “Alguns torcedores cancelaram o plano e pediram o dinheiro de volta”, afirmou o diretor de marketing do Atlético, Alexandre Rocha Loures.
No entanto, mesmo com a decisão temporária da Justiça, a diretoria espera uma melhora na venda dos pacotes, especialmente em função da boa fase que a equipe atravessa no Brasileirão. “Continuando nesse ritmo, certamente nos classificaremos para a Libertadores. E quem aderir ao pacote, poderá assistir também a esses jogos”, diz Loures.
Para resolver a questão do preço, foi criado um novo setor na Arena para os sócios-torcedores, que podem assistir aos jogos das cadeiras da reta inferior. Neste local, o ingresso custa R$ 30,00 e é nessa área que os torcedores que compram pacote podem ficar. “É uma área privilegiada, diferenciada”, diz Loures.
Quanto aos valores dos pacotes, a partir de hoje o clube deve anunciar uma nova campanha, com valores proporcionais aos números de jogos que ainda serão realizados na Arena nesse Brasileirão.