Pachequinho, o baixinho infernal e matador do Alviverde

Pachequinho, assim como muitos ídolos do Coritiba, iniciou sua carreira nas categorias de base, em que conquistaria o título de campeão paranaense junior, em 1989. No ano seguinte, graças ao seu ótimo desempenho, integraria o elenco profissional alviverde, apesar de sua pouca idade. “Você enquanto atleta mais jovem, falta um pouco de experiência, mas com o auxilio dos outros companheiros o desempenho é muito bom”, afirmou o ponta-esquerda.

No campeonato paranaense de 1990, Eriélton Carlos Pacheco, foi eleito o jogador revelação. O prêmio confirmou o talento e a dedicação com a qual Pachequinho vestia a camisa alviverde. De acordo com o jogador, a evolução do seu desempenho se deveu ao seu comprometimento e união com todo o time.

Os anos em que Pachequinho disputou partidas pelo Coxa, foram difíceis. “O Coritiba foi rebaixado numa ‘canetada’ da CBF”, desabafou. Os torcedores do Alto da Glória presenciariam o time na segunda divisão do Campeonato Brasileiro até 1995. A ascensão do Coritiba aconteceria em sua própria casa, o Couto Pereira, vencendo o Atlético por 3 a 0. Aquele Atletiba marcaria a carreira de Pachequinho. O gol decisivo da partida sairia de seus pés.

No ano anterior ao retorno à elite do futebol brasileiro, Pachequinho recebeu diversos prêmios, entre os quais se destacam Craque Campeonato Paranaense e Artilheiro, da mesma competição. Ainda assim, o alviverde não conquistou o campeonato estadual daquele ano, jejum que só seria quebrado em 1999.

Pachequinho atuou pelos três times da capital paranaense, no entanto, depois de encerrar sua carreira como jogador profissional, voltaria a fazer parte da família coritibana, porém, desta vez, responsável pelas categorias de base, comandando o time sub-20.

Segundo o jogador, o Coritiba já está inscrito na história do futebol brasileiro pela sua tradição, faltando, somente, o reconhecimento internacional. “Cada ano que passa o Coritiba vai viver de conquistas e glórias, vai conseguir aumentar sua tradição, principalmente, a nível internacional, porque no nacional já sabem de sua grandeza” assegurou.

Projeto realizado em parceria com alunos da Faculdades Eseei.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna