São Paulo – O Corinthians tem um grande aliado na sua busca à quarta-de-final da Copa Libertadores: o Estádio do Pacaembu. O retrospecto do time no estádio contra equipes estrangeiras é de dar inveja em qualquer um. Ao longo da história, foram 17 confrontos contra os rivais no palco do duelo de hoje, às 21h45, diante do River Plate, com SporTV. E um aproveitamento de 96,1%, provenientes de 16 vitórias e apenas um empate, justamente na competição deste ano, os 2 a 2 diante da Universidad Católica.
Dentro destes importantes números, algumas goleadas: 4 a 0 no Deportivo Cuenca, em 1977, 8 a 2 no Cerro Porteño e 4 a 0 no Olimpia, ambos em 1999, 6 a 0 na LDU em 2000 e 6 a 1 no Fénix, em 2003. Mas e contra argentinos? Só um duelo, com triunfo de 3 a 2 sobre o Rosario Central e vaga nos pênaltis. Este resultado novamente levaria a disputa para as penalidades, já que o River Plate fez 3 a 2 na semana passada na Argentina e joga por empate.
Esta seria a chance de o Corinthians devolver a eliminação de 2003. Na ocasião, perdeu os dois jogos por 2 a 1 e acabou caindo em pleno Morumbi. Agora, está mais forte, confiante e com a força da torcida em seu palco preferido.
No estádio, acreditam jogadores e comissão técnica, a torcida faz a diferença. Cantam, gritam e deixam os adversários abalados. Hoje, serão 31.800 pessoas – ingressos vendidos em apenas duas horas – pressionando o River Plate.
Como mandante, a equipe de Ademar ainda não perdeu este ano no Pacaembu. No dia 22 de janeiro sofreu sua última derrota no estádio: 2 a 1 para a Lusa, que, por estar reformando o gramado do Canindé, resolveu fazer o jogo na ?casa? do Timão.