O técnico Oswaldo de Oliveira apareceu para o futebol no final da década de 1990, quando assumiu o Corinthians após a saída de Vanderlei Luxemburgo e acabou conquistando o Mundial de Clubes em 2000. Em seu meio de campo, a dupla formada por Vampeta e Rincón dava a sustentação para a defesa e também começava as principais jogadas de ataque. No Palmeiras, 15 anos depois, o treinador quer reeditar a parceria, agora com Arouca e Gabriel.
O estilo de jogo dos dois, de fato, lembra o dos corintianos. Gabriel e Arouca são eficientes na marcação e também sabem sair jogando com técnica. O treinador já falou diversas vezes que espera trabalhar com os dois palmeirenses em uma função tática na qual eles intercalam as funções de primeiro e segundo volante. “Eles têm qualidade para sair jogando e também são importantes na marcação”, explicou.
O seu “Palmeiras ideal”, é Gabriel, Arouca e mais nove. O treinador gosta de montar times ofensivos e o fato de não ter um volante mais marcador mostra isso. Embora exija atenção na marcação de todos os jogadores, os meias terão mais liberdade para criar com Gabriel e Arouca se fixando na função.
Arouca vai estrear pelo Palmeiras no domingo, diante do Penapolense, fora de casa, pela sexta rodada do Campeonato Paulista, e tudo caminha para que já comece a partida como titular. Pelo menos é o que o Oswaldo de Oliveira pretende. “Minha ideia é começar com o Arouca no próximo jogo, se ele realmente continuar a mostrar a capacidade física e técnica que está demonstrando”, disse o treinador.
O vigor físico de Arouca ajuda bastante para que ele consiga estrear tão rápido. Vale lembrar, que o volante só começou a treinar no Palmeiras no dia 1º, já que negociava um acordo com o Santos para não ter que brigar na Justiça e deixar o clube de graça. Com sua entrada, o mistério fica para saber quem vai perder a vaga entre os titulares.
Alan Patrick e Allione são os dois mais ameaçados, com Robinho correndo por fora. Embora esteja atuando na posição de Arouca, o meia é quem mais parece ter agradado Oswaldo dentre os três. Tanto que ao ser questionado se o seu meio de campo ideal é formado por Gabriel, Arouca, Valdivia e Cleiton Xavier, o treinador falou, em tom de brincadeira. “Não gostei de você ter tirado o Robinho do time”.