Oswaldo de Oliveira será apresentado oficialmente como técnico do Santos na próxima quarta-feira, no CT Rei Pelé, de acordo com a assessoria de imprensa do clube. No mesmo dia, os jogadores realizam o primeiro treino de 2014 e iniciam a preparação para a disputa do Campeonato Paulista. O novo comandante ainda não definiu com a diretoria a metodologia de trabalho e os detalhes da pré-temporada, mas o time não deve sair da cidade litorânea para fazer os treinamentos.
O treinador de 63 anos estava de férias em Miami, nos Estados Unidos. Essa será a terceira passagem dele pelo Santos. Em 1997, trabalhou como auxiliar de Vanderlei Luxemburgo. Em 2005, já como técnico, ficou na Vila Belmiro apenas de janeiro a março, somando 16 jogos, com nove vitórias, quatro empates e três derrotas. Apesar dos bons números, a campanha foi encerrada por causa do desempenho na Libertadores: foi eliminado pelo Atlético Paranaense nas quartas de final.
O retorno de Oswaldo de Oliveira ao Santos está diretamente relacionado à boa campanha que fez pelo Botafogo no ano passado, quando conquistou uma vaga na fase preliminar da Libertadores. O time carioca terminou o Brasileirão em quarto lugar e foi beneficiado pelo fato de nenhum representante brasileiro ter vencido a Copa Sul-Americana, torneio que também garante vaga na Libertadores – a Ponte Preta foi vice-campeã, após perder a final para o Lanús, da Argentina.