O técnico Oscar Tabárez teve o seu bom trabalho na Copa do Mundo da África do Sul reconhecido nesta sexta-feira. Tabárez chegou a um acordo para seguir no comando do Uruguai até o Mundial de 2014, no Brasil. O novo contrato do treinador inclui um considerável aumento em salário e premiações, mas a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) não revelou os detalhes financeiros dos termos.
Na África, Tabárez comandou a seleção uruguaia a uma campanha surpreendente. Depois de precisar da repescagem para se classificar à Copa, o Uruguai avançou até as semifinais, feito que não conseguia desde 1970. No fim, o time perdeu a disputa pelo terceiro lugar para a Alemanha, ficando em quarto, mas teve o atacante Diego Forlán escolhido como melhor jogador do Mundial.
Além da equipe principal, Tabárez também coordenará as seleções de base do Uruguai. Assim, ele já volta ao trabalho na semana que vem, supervisionando a preparação do time sub-20 para o Sul-Americano, no início de 2011, no Peru. O torneio dá três vagas para o Mundial da categoria e serve como classificatório para a Olimpíada de 2012, em Londres.
No currículo como treinador, o ex-jogador Tabárez acumula passagens também por grandes clubes, como o italiano Milan e o argentino Boca Juniors. Atualmente com 63 anos, o técnico comandará o Uruguai em sua terceira Copa. Em 1990, Tabárez já esteve à frente da seleção na Itália.