Atividades esportivas e culturais vão marcar a passagem da tocha olímpica por Osasco na tarde desta quinta-feira. É o 80.º dia do revezamento da chama olímpica. A passagem pela cidade da região metropolitana de São Paulo terá início na avenida dos Autonomistas e a pira de celebração será acesa na avenida Brasil, no bairro Rochdale, com os shows de Projota e Mariana Fagundes. Ao longo do percurso, a cidade contará com atrações locais, encontro de motoclubes e de ciclistas. Na avenida Hirant Sanazar, o público poderá assistir à apresentação da Orquestra de Violeiros de Osasco.
Outro diferencial será a presença das autoridades mirins. São crianças escolhidas dentre alunos da rede pública como prefeita e secretários conforme a Resolução da Mesa da Câmara Municipal de Osasco. As vias por onde a tocha percorrerá serão fechadas durante a passagem da chama, que percorrerá um trajeto de 20 quilômetros com a presença da Guarda Nacional entre 15 horas e 19 horas.
Irma Aida Barreto Agulha Conrado, primeira atleta profissional do vôlei no Brasil, vai participar do tour da tocha. Com 63 anos de idade e 50 anos dedicados ao esporte, Irma será responsável por acender a pira cerimonial. “Participar do revezamento é o reconhecimento de um trabalho de tantos anos. Ser escolhida entre apenas 12 mil pessoas é uma honra”, disse Irma.
Walter Casagrande, ídolo do Corinthians nos anos 1980 e atual comentarista esportivo da TV Globo, será um dos condutores. A chama também será carregada por Camila Brait, que anunciou a sua despedida da seleção brasileira de vôlei depois ser cortada da equipe dos Jogos do Rio-2016; Luizomar de Moura, técnico do Vôlei Nestlé Osasco e das categorias de base da seleção brasileira feminina categoria de base; e Lino Barros, peso cruzador e atual campeão Latino Americano pela WBO (World Boxing Organization) e coordenador do boxe na Academia Municipal de Lutas de Osasco.
O revezamento anuncia a chegada dos Jogos do Rio-2016. Até o dia 5 de agosto, a chama olímpica irá passar por mais de 300 cidades de todos os estados brasileiros e já percorreu mais da metade do roteiro previsto pelo Brasil.