Os piores números na era dos pontos corridos

O Atlético vive sua pior fase em Campeonatos Brasileiros desde que foi instituída a fórmula de disputa por pontos corridos, em 2003. Em todas as edições anteriores, o time apresentava melhor posição, pontuação e aproveitamento que nesta temporada.

Até mesmo em 2008, quando o time escapou do rebaixamento no apagar das luzes, ainda garantido vaga na Copa Sul-Americana, a situação não era tão delicada. Naquele ano, quando o Brasileirão chegou à 25.ª rodada, o Furacão era o 16.º colocado. O time tinha aproveitamento de 34,6% e já somava 29 pontos. Hoje, o time é o 18.º, com 30% de aproveitamento e 23 pontos apenas.

Mas 2008, mesmo sendo um ano para esquecer, deveria ser usado como exemplo pela equipe atual. O time foi cambaleando até a 31.ª rodada e a partir dali engrenou uma sequência de quatro vitórias e dois empates. Perdeu na 37.ª rodada, para o Náutico, mas um 5 x 3 em cima do Flamengo, na última rodada, livrou o time da ZR fechando a Série A em 13.º lugar, com vaga na Sul-americana.

Para repetir os feitos dos anos anteriores, em que também esteve mal classificado, mas conseguiu escapar da degola nos estertores, o elenco e a comissão técnica pregam união, principalmente no próprio grupo. Só assim eles acreditam que conseguirão evitar o pior. Neste caso, valem ações extracampo também, como o apego à família e à fé, dois dos ingredientes usados para aliviar a pressão e buscar forças para uma reabilitação.

O técnico Antônio Lopes, por exemplo, aposta na conversa com o elenco e nas novenas que sua esposa, dona Elza, faz. “Tem que conversar com o grupo de jogadores e com a comissão técnica, para sair desta pressão, mas quem tem fé sempre tem esperança de conseguir bons resultados. Tem que se apegar com Deus”, diz.

Já o meio-campo Paulo Baier, que voltou de dois meses longe dos campos, também tem estratégia própria para não pensar em coisas negativas e repete a fórmula que o ajudou a superar o período que ficou “afastado” do restante do elenco. “Nessa hora vale tudo. Todo domingo estou indo à igreja”, revela o capitão do Atlético.

CAP até a 25.ª rodada dos Brasileirões

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna