Chamando Usain Bolt de “o Muhammad Ali do atletismo” Sebastian Coe avaliou que o velocista jamaicano vai “roubar a cena” novamente nos Jogos Olímpicos de Londres, no próximo ano. Ex-corredor de meia distância, Coe é o presidente do Comitê Organizador dos Jogos de 2012. Ele estava em Daegu, na Coreia do Sul, durante o Mundial de Atletismo, onde Bolt venceu os 200 metros e liderou a equipe jamaicana que bateu o recorde mundial do revezamento 4×100 metros.
“Foi o retorno da Beatlemania”, disse Coe, ao comentar a reação do público a Bolt em Daegu. “O Muhammad Ali do atletismo está a caminho de um Estádio Olímpico perto de você. Há realmente uma aura como a de Ali sobre esse cara que agora está além de todos os esportes”.
No Mundial de Atletismo, Bolt foi desclassificado da final dos 100 metros, mas marcou o tempo de 19s40 para vencer os 200 metros e ajudou a Jamaica a quebrar o recorde mundial do 4×100 metros, com o tempo de 37s05. No próximo ano, Bolt vai defender os seus títulos olímpicos dos 100 e 200 metros em Londres.
“Todas as coisas são iguais, ele vai ser a figura emblemática de nossos Jogos”, escreveu Coe em sua coluna no jornal Daily Telegraph. “Eu falei com ele e ele me disse como ele quer atingir a mente das pessoas em Londres, para alcançar mais um impacto extraordinário que vai cimentar o estatuto de lenda que ele quer para
si mesmo”. “Londres o está consumindo”, acrescentou Coe. “Eu sei que ele vai se concentrar na Inglaterra por um bom tempo antes dos Jogos”.
Coe, que também é vice-presidente da Federação Internacional das Associações de Atletismo, observou que Bolt poderia se tornar o primeiro homem a defender com sucesso os títulos olímpicos dos 100 e 200 metros. O jamaicano também poderia superar os seus recordes mundiais de 9s58 nos 100 metros e 19s19 nos 200 metros, ambos obtidos no Mundial de 2009, em Berlim.
“Eu sei que nós vamos ter uma pista muito rápida, a melhor tecnologia, e, com um pouco de sorte com o tempo, ele será claramente capaz de renovar os seus recordes mundiais”, disse Coe.