A organização do Rally Dakar confirmou, no final da noite da última sexta-feira, que a mais importante prova off-road do mundo seguirá sendo disputada na América do Sul em 2017. Para completar, anunciou que negocia a entrada do Brasil entre os países que poderão ser incluídos na rota da tradicional corrida do automobilismo mundial em sua próxima edição.

continua após a publicidade

“Estamos em negociações com diversos países. Primeiro realizaremos uma avaliação com a Argentina e a Bolívia, que foram os participantes desta edição. E estamos conversando com Chile, Paraguai, Brasil, Uruguai, Equador e Colômbia para futuras edições”, afirmou o francés Etienne Lavigne, diretor da empresa organizadora do Rali Dakar, em entrevista coletiva, na qual também avisou: “Não estamos em uma disposição de sair do continente (americano) por enquanto. Temos ideias e projetos com inovação. Essa é a filosofia do Dakar”.

O Rally Dakar começou a ser disputado na América do Sul a partir de 2009, um ano depois da edição de 2008 ter sido cancelada por motivos de segurança. No continente americano, a prova já passou por Argentina, Bolívia, Chile e Peru.

A última etapa desta edição do Dakar será realizada neste sábado, quando ocorrerá uma especial de apenas 180 quilômetros entre as cidades argentinas de Villa Carlos Paz e Rosário. O francês Stéphane Peterhansel lidera entre os carros, enquanto na prova entre as motos a primeira posição está com o australiano Toby Price.

continua após a publicidade