São Paulo – Quando tudo parecia tranqüilo e definido na Confederação Brasileira novo episódio voltou a abalar a entidade. Ontem, um grupo de oposição liderado pela Federação Piauiense foi ao prédio da CBT, na Avenida Paulista, em São Paulo, para iniciar processo de destituição do atual presidente, Jorge Lacerda Rosa.

continua após a publicidade

A ação foi realizada após a juíza da 47.ª Vara Cível do Rio de Janeiro, Andréa Duarte, determinar que a última Assembléia Eletiva, realizada no dia 17 de dezembro do ano passado, não tinha validade. Assim, Jorge Rosa terá de deixar o cargo e dar espaço a um novo interventor, Eduardo Nakamiti, que já está no prédio da entidade e concede entrevista coletiva no final desta tarde.

Para liberar a liminar, a juíza confirmou que irregularidades teriam acontecido na eleição do dia 17, entre elas a constituição da mesa de trabalhos da assembléia, que deveria ser presidida pelo interventor nomeado pela Justiça do Distrito Federal, Sérgio Oprea. "A eleição deve ser por meio de voto secreto e não de voto aberto, como aconteceu", afirmou a advogada responsável pela ação, Gisele Carvalho.

Outras problemas ocorreram na formação do quórum eleitoral, que contou com a Federação Tocantinense, não-filiada à CBT por estar inadimplente. A sentença da Vara carioca também determina a realização de um novo pleito para os próximos dias. Ela foi expedida na sexta-feira passada.

continua após a publicidade