O futebol paranaense continua vivo na Série D do Campeonato Brasileiro. Operário e Iraty conquistaram bons resultados ontem e garantiram vaga na segunda fase. O Fantasma derrotou o São José-RS por 1 a 0, em Ponta Grossa. O Azulão arrancou um empate em 2 a 2, fora de casa, contra o Pelotas-RS.
Com os resultados, as equipes paranaenses terminaram a primeira fase em segundo lugar nos Grupos 9 e 10. Agora, enfrentam um mata-mata contra dois clubes de Santa Catarina, que ficaram na liderança. O Operário pega o Metropolitano e o Iraty encara o Joinville.
No sufoco
O Operário precisava da vitória e o torcedor ponta-grossense fez sua parte. Mais de 3 mil pessoas foram ao Germano Krüger e lutaram junto ao Fantasma para superar o São José. O empate bastava para os gaúchos, que deram trabalho, mas não conseguiram evitar a festa alvinegra.
Depois de um primeiro tempo com poucas chances de gol, o time da casa foi para o tudo ou nada na etapa final. Léo Gazolla e Edenílson quase marcaram, mas o gol da vitória saiu dos pés do atacante Tardelli. Aos 18 minutos, ele recebeu passe de Danielzinho e bateu no canto, sem chances para o goleiro.
“Foi um jogo difícil, mas fizemos o que o treinador pediu e fomos para o ataque. Apesar do gramado não ter ajudado, conseguimos a classificação”, disse o atacante Léo Gazolla.
Eletrizante
Em Pelotas, o Iraty conquistou uma classificação heróica. Mesmo precisando apenas do empate, o Azulão não se intimidou. O técnico Gilberto Pereira surpreendeu, com o meia Marquinhos na ala esquerda e três atacantes: Leandro, Willian e Eydson.
A ousadia deu resultado. O time paranaense criou boas oportunidades na primeira etapa e saiu na frente logo a 1 minuto do segundo tempo, com Eydson. A partir daí, foi a vez do time gaúcho dominar a partida.
Tentando segurar o resultado, o treinador do Iraty recuou a equipe. O Pelotas aproveitou, partiu para cima e conseguiu a virada em apenas dois minutos. Aos 22, Jardel cruzou da direita e Sandro Costa mandou para o gol. Aos 23, Clodoaldo tocou para Sandro Sotili fazer 2 a 1 para o time da casa.
Podia ser um balde de água fria para o Azulão, mas a equipe paranaense não se rendeu e conseguiu novo empate aos 34. Bruno cobrou falta na área, o goleiro Oliveira saiu bem, mas soltou a bola nos pés de Renê, que não perdoou. Depois do gol, Eydson e Leandro foram expulsos, mas mesmo com dois homens a menos o Iraty segurou o placar em 2 a 2.
Mata-mata
Os duelos da segunda fase já têm data marcada. No dia 5 de setembro, o Operário encara o Metropolitano em Ponta Grossa e o Iraty recebe o Joinville. Os jogos de volta serão no dia 12, em Joinville e Blumenau.