A Divisão de Acesso de 2008 já tem pelo menos 11 clubes certos na disputa. São Roma Apucarana, de Apucarana: Operário Ferroviário, de Ponta Grossa; Pato Branco, F.C. Belletti, de Cascavel; Batel, de Guarapuava; Serrano, de Prudentópolis, Kashima Antlers,de Guaratuba, Sport, de Campo Mourão; Centenário, de Centenário do Sul; Francisco Beltrão, de Francisco Beltrão e Laranja Mecânica, de Arapongas.

continua após a publicidade

Representantes das equipes já comunicaram a Federação Paranaense de Futebol – FPF que têm interesse em participar da competição e se encontram sem débitos junto à entidade.

Neste ano, a Divisão de Acesso foi disputada por oito clubes. Toledo Colônia Work, de Toledo, e o itinerante Real Brasil subiram para a 1.ª Divisão de 2008. A FPF planeja fazer uma competição com 12 clubes na próxima temporada. O Nacional de Rolândia, que foi rebaixado junto com o Roma, deve fechar o grupo.

Como manda o Estatuto do Torcedor, a federação não pode alterar a fórmula de disputa de 2007 para 2008, mas existe uma brecha legal que permite a ela aumentar o número de participantes. Assim, com 12 equipes, a Segundona do Paranaense seria disputada em turno e returno. Os quatro melhores da 1.ª fase se classificando para um quadrangular final, também em turno e returno. Os dois times que somarem mais pontos se garantem na 1.ª Divisão de 2009. O arbitral da competição deve ocorrer em fevereiro e o início da disputa está previsto para maio.

continua após a publicidade