Quatro surfistas brasileiros começam hoje a viagem em busca de um dos maiores desafios dos esportes radicais: participar do mundial de ondas gigantes, em Jaws, no Havaí. A Tow In World Cup ficou conhecida dos brasileiros quando Rodrigo Resende surfou a maior onda do mundo, em séries de até 35 pés (13 metros), no início deste ano.

“Viajei ao Chile e ao Peru para poder treinar, já que no Brasil não existem ondas desse tipo”, contou Resende, que repetirá a parceria vitoriosa com o americano Garret McNamara. “A tendência é a de que este ano seja melhor do que o ano passado.” No total, 32 surfistas participam da Tow In World Cup.

Nessa competição, os participantes são rebocados por um jet-ski dentro das ondas gigantes. As duplas são divididas em baterias de três e entram por duas vezes n?água. As seis melhores ondas de cada dupla contam pontuação.

A Tow In World Cup tem uma janela de espera (tempo previsto para acontecer) entre 20 de dezembro e 28 de fevereiro. Para a dupla Carlos Burle e Eraldo Gueiros, que têm viagem prevista para hoje, a expectativa é a de melhorar seu desempenho da 1.ª edição da disputa, quando terminaram na 3.ª posição.

Estreante no evento, o quarto brasileiro é o paulista Sílvio Mancusi, de 27 anos. O principal trunfo do surfista é seu companheiro de prova, o havaiano Manny Carabello.

continua após a publicidade

continua após a publicidade