Uma direita poderosa, extensa e tubular. Este é o cenário que os melhores atletas do mundo de bodyboarding encontrarão em Purto Escondido, localizado no México. Durante os dias 28 de julho e 08 de agosto, a temida bancada receberá o Zicatela Pro 2010, quarta etapa do circuito latino masculino, segunda etapa do circuito mundial feminino e terceira do circuito mundial dropknee.
A etapa oferecerá um total de U$20,000,00 em prêmios e promete contar com os maiores nomes mundiais do esporte. O evento oferecerá no total 2000 pontos no ranking latino masculino e dropknee e mais 1500 pontos no ranking latino feminino. No entanto, a etapa de Zicatela ainda é sancionado com etapa do circuito mundial feminino, distribuindo 250 no ranking IBA, e dropknee masculino, oferecendo 1000 pontos ao campeão da etapa.
Atualmente, o circuito latino é dominado pelos atletas brasileiros. O hexacampeão mundial Guilherme Tâmega é o líder do tour com 2556 pontos, seguido de perto pelo catarinense Eder Luciano e pelo atual campeão do circuito, o capixaba Magno Oliveira, que dividem a segunda posição com 2171 pontos.
Entre as mulheres, a líder é a cearense Isabela Sousa, que venceu a etapa de Búzios e assumiu a liderança do ranking. Na segunda posição aparece à capixaba Maylla Venturin, vice-campeã em Búzios.
Circuito mundial feminino
Além de ser um evento válido para o circuito latino, a etapa de Zicatela distribuirá pontos nos rankings mundiais feminino e dropknee. Entre as mulheres, 250 pontos estarão em jogo, já entre os homens na dropkenn, são oferecidos ao grande campeão 1000 pontos no tour.
Após dois eventos, a categoria dropknee promete grandes duelos nas ondas de Puerto. O atual campeão mundial Dave Hubbard aparece na terceira posição, atrás do australiano Kim Feast e do líder Cesar Bauer, do Peru.
Entre as mulheres a situação é bem parecida com a do circuito latino, visto que apenas uma etapa foi disputada. A cearense Isabela Sousa é a líder do ranking mundial, seguida de perto pela capixaba Maylla Venturin. Em terceiro lugar aparecem à basca Eunate Aguirre e a brasileira Nicole Calheiros.