Depois da emocionante rodada de sábado, que definiu os oito clubes classificados na Série B e os seis rebaixados para a Série C, as atenções já se voltam para a segunda fase do campeonato. Os quatro jogos estão marcados para o próximo sábado, dia 17 de setembro, mas ainda podem ser alterados pelo departamento técnico da CBF.
As equipes classificadas estão divididas em dois grupos de quatro e se enfrentam, em dois turnos, num total de seis rodadas. Os dois melhores vão chegar ao quadrangular final. São quatro paulistas, dois pernambucanos, um catarinense e um gaúcho.
A formação dos grupos estava estabelecida pelo regulamento, com o A reunindo o 1.º, 4.º, 5.º e 8.º colocados e o B tendo o 2.º, 3.º, 6.º e 7.º colocados. Assim, o A terá Santa Cruz, Grêmio, Santo André e Avaí. E o B ficou com: Marília, Guarani, Portuguesa e Náutico. Na rodada decisiva de sábado, três clubes garantiram suas vagas: Guarani, Avaí e Náutico. Eles se juntaram aos cinco que estavam assegurados antecipadamente: Santa Cruz, Marília, Santo André, Grêmio e Portuguesa.
Foram preenchidas também as quatro vagas que faltavam para o rebaixamento para a Série C, a terceira divisão nacional. Caxias e Criciúma já tinham caído e terão a companhia de Bahia, Vitória, Anapolina e União Barbarense.