Obras próximas à Arena preocupam PM para o clássico

Depois da polêmica relacionada com o local de entrega do troféu do Paranaense 2011, agora são os recentes tumultos envolvendo torcedores de Atlético e Coritiba que colocam a Polícia Militar em estado de alerta para o clássico de amanhã.

O trabalho interno de prevenção para a segurança no Atletiba começa a ser realizado hoje, com promessa de reforço policial para evitar quebra-quebras pela cidade.

A primeira briga a chamar atenção das forças policiais ocorreu na noite de quarta-feira, quando um grupo de atleticanos entrou em confronto com torcedores organizados de Coritiba e Bahia no centro da cidade.

O segundo incidente ocorreu na quinta-feira, em frente ao Couto Pereira, com briga entre coxas-brancas e policiais militares. Ontem, o tumulto ocorreu na Arena da Baixada, com rubro-negros agredindo seguranças do clube em discussão por ingressos para o clássico.

Em meio a toda preocupação, o cenário do jogo também expõe o risco de guerra entre torcidas. Com as calçadas das ruas que cercam a Arena da Baixada em obras, diversos pedaços de ferro, pedras, ripas e tijolos estão expostos ao ar livre e sem nenhuma proteção.

“Tudo isso pode virar arma nas mãos de pessoas mal-intencionadas”, protestou o presidente do conselho de segurança do Água Verde, José Gil de Almeida. Até o fechamento da edição, nenhum representante da prefeitura de Curitiba se pronunciou sobre o que será feito com os materiais de construção e entulhos.

Em meio ao risco, moradores e comerciantes da região da Baixada organizaram uma campanha para inibir desvio de conduta por parte de torcedores. “Solicitamos às pessoas que ao verem situações de vandalismo e violência, que filmem e fotografem o máximo possível para que a Polícia Militar identifique qualquer infrator”, explicou o presidente do conselho de segurança do bairro.

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar, vai haver aumento de contingente no dia do clássico. Uma das medidas que serão tomadas para tentar conter torcedores brigões vai ser o horário de circulação de integrantes de organizadas nos ônibus.

“Após reunião com representantes das facções, foi solicitado que coxas-brancas utilizem o transporte público em terminais até as 13h e que os atleticanos se locomovam a partir das 14h”, disse o tenente da PM Cristiano Machado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna