Obras da Copa na Arena andam em quinta marcha

O primeiro passo para que a Arena e a cidade de Curitiba continuem sendo uma das sedes da Copa foi dado ontem de manhã, durante a visita do consultor de estádios da Fifa, Charles Botta, ao canteiro de obras. Apesar de ter ficado satisfeito com o que viu, o dirigente da entidade máxima do futebol mundial recomendou novamente que os gestores da obra aumentem o número de operários daqui para frente para que o estádio fique pronto a tempo da realização dos quatro jogos do Mundial.

‘Vocês vão ter que fazer quatro meses em dois. Tecnicamente é possível, desde que aumentem o número de trabalhadores’, disse Botta durante a reunião que teve com o comitê gestor criado na semana retrasada, de acordo com o coordenador-geral da Copa no Paraná, Mário Celso Cunha. Segundo o secretário municipal da Copa, Reginaldo Cordeiro, o efetivo será aumentado gradativamente até o final deste mês. ‘Antes da visita da Fifa o efetivo era de 980 operários e hoje conta com 1114 homens. Na semana que vem teremos 1200 e até o dia 18 a ideia é aumentar para 1370 operários trabalhando na obra’, garantiu Cordeiro.

A visita técnica de Botta no canteiro de obras da Arena durou pouco mais de uma hora, quando o consultor da Fifa percorreu por todas as áreas do estádio do Atlético. Na sequência, participou de uma reunião com o comitê gestor criado na semana retrasada, quando o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, visitou Curitiba pela última vez. Segundo Cunha, detalhes do trabalho dessa comissão foram passados ao consultor da Fifa e, o relatório que seria apresentado ontem, não será mais divulgado a pedido de Botta.

‘Ficou definido ontem que não seja divulgado nenhum relatório até o dia, pois isso pode antecipar alguma decisão e ele não gostaria que isso acontecesse. As informações deverão ser trabalhadas internamente e, a partir de agora, alguns pontos da obra serão agilizados com as informações repassadas pelo comitê gestor’, acrescentou o coordenador-geral da Copa no Paraná.

Após a visita técnica e a reunião com o comitê gestor, Botta retornou para Zurique, na Suíça, e deve encaminhar um relatório para Valcke antes da visita do secretário-geral da Fifa à Curitiba, no próximo dia 18. Botta, que também voltará à capital paranaense nesta data, fará, de longe, um acompanhamento do andamento das obras e receber informações diárias do comitê gestor.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna