Com 2012 ainda começando, o momento é propício para definir expectativas em torno do novo ano. Confira o que esperar de Coritiba, Atlético e Paraná Clube, dos clubes do interior paranaense, dos times brasileiros na Libertadores e da Seleção Brasileira, que entra em ano olímpico.
Coritiba
No caso do Coxa, se em 2011 houve uma certa frustração por não ter conseguido chegar à Libertadores em 2011, agora o clube terá três chances para alcançar o principal torneio da América do Sul. Além da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, o Alviverde terá pela frente a Copa Sul-Americana, torneio que não disputa desde 2009 – última vez que participou de uma competição continental -, quando foi eliminado ainda na primeira fase pelo Vitória.
Outro ponto que pode colocar 2012 de vez na história coxa-branca é que o time pode se tornar tricampeão paranaense depois de quase 40 anos. A última vez que isto aconteceu foi em 1971-72-73.
Atlético
Já para o Atlético e para o Paraná Clube, é praticamente impossível que 2012 seja pior que 2011. Rebaixado no fim do ano, o Rubro-Negro disputará a Série B do Campeonato Brasileiro depois de 17 anos. Uma chance de dar a volta por cima e recuperar o período em que conquistar títulos era uma constante.
A última vez que o Furacão levantou uma taça foi em 2009, quando foi campeão paranaense. De lá para cá, viu o Coritiba tomar conta do Estado. Além disso, irá em busca do inédito título da Copa do Brasil, única chance para voltar ainda em 2013 para a Libertadores.
Paraná
Quanto aos tricolores, 2012 servirá para sair do fundo do poço. A primeira missão será, a partir de maio, rodar o interior paranaense para conseguir voltar à elite do futebol paranaense e apagar o vexame de 2011. A Copa do Brasil também faz parte do calendário do Paraná Clube, mas a diretoria já anunciou que não tem pretensão de vencê-la.
Prefere acumular energia para a disputa da Série B, da qual participará pela quinta vez consecutiva. Mas é de um passado mais longínquo que pode vir a inspiração para o Tricolor. Em 2012, o clube irá comemorar 20 anos de sua principal conquista: a Série B de 1992, quando, diante de uma Fonte Nova lotada, venceu o Vitória por 1 x 0, com gol de Saulo.
Interior
Há 20 anos também era disputada a última final de Campeonato Paranaense entre duas equipes do interior. Londrina e União Bandeirantes desbancaram o trio da capital e foram à decisão, conquistada pelo Tubarão. Depois disso, apenas a ADAP de Campo Mourão, em 2006, e o Paranavaí, em 2007, chegaram à final, com o Vermelhinho levantando a taça em cima do Paraná Clube.
Libertadores
No cenário nacional, além dos estaduais Brasil afora, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, o país estará representado por Corinthians, Flamengo, Fluminense, Internacional, Santos e Vasco na Libertadores da América, na tentativa de manter a hegemônia no continente, já que as duas recentes disputas ficaram com equipes brasileiras (Internacional e Santos). Melhor: quem vencer pega o campeão europeu, cujo continente irá parar entre junho e julho, para a disputa da Eurocopa, que será disputada na Polônia e na Ucrânia, por 16 seleções.
Olimpíadas
Também em 2012, mas em janeiro e em fevereiro, acontece a Copa Africana das Nações. Mas nada se compara, porém, ao principal torneio que será disputado em 2012: as Olímpiadas de Londres, entre os dias 29 de agosto e 9 de setembro, onde mais uma vez o Brasil irá em busca da inédita medalha de ouro no futebol.
Centenários
Além disso, a temporada que se inicia será histórica para alguns clubes que chegam ao centenário, como o Operário de Ponta Grossa, segundo time mais antigo do Paran&aa,cute;; Santos, Tupi-MG – atual campeão da Série D do Campeonato Brasileiro – e o CRB-AL.
Dez anos do penta
Também será um ano para celebrar os 10 anos do pentacampeonato. Em 2002, Ronaldo marcou dois gols diante da Alemanha e a Seleção Brasileira viveu seu principal momento de glória desde então.