A última rodada da Taça Caio Júnior será decisiva para todo o Campeonato Paranaense. Com apenas o Atlético classificado para as semifinais, os seis jogos, que acontecem todos na quarta-feira (21), às 21h45, terão algo em jogo. Seja para avançar no segundo turno, ou até mesmo para traçar o futuro na competição, principalmente na parte debaixo da tabela.

continua após a publicidade

Navegue pelo conteúdo

Briga pela semifinal

Mando de Campo

continua após a publicidade

O que cada time precisa

Tabela geral do Paranaense

continua após a publicidade

Até aqui, apenas o Prudentópolis já está rebaixado, com outras quatro equipes ainda tentando escapar da degola: Londrina, Cascavel, Rio Branco e União, sendo que dois deles ainda sonham com a semifinal, inclusive podendo acontecer de um time se classificar e ao mesmo tempo ser rebaixado.

Furacão pode perder por até três gols pro Toledo que termina em primeiro no Grupo B. União pode se classificar para a semifinal e ao mesmo tempo ser rebaixado. Foto: Albari Rosa

É o caso do União, que está em terceiro no Grupo B e ainda busca a classificação. Para que isso aconteça, o clube de Francisco Beltrão terá que ganhar do Prude e o Toledo no máximo empatar com o Atlético. Se empatar, ainda pode avançar, desde que o Porco seja derrotado e o Londrina não ganhe do Rio Branco. E, neste caso, o União estaria nas semifinais e entre os dois que cairiam para a Série B do Paranaense.

Neste caso, a conta é simples: um empate entre União e Prude, empate entre Toledo e Rio Branco e empate do Cascavel com o Coritiba. Desta forma, o time de Beltrão ainda teria chance de escapar da degola, mas só se vencer a Taça Caio Júnior, consequentemente chegando à decisão do Estadual. Com isso, o Leão da Estradinha é quem seria rebaixado.

Independentemente da situação bizarra que a tabela proporcionou, os quatro que ainda fogem da degola dependem apenas das próprias forças, o que gera, por si só, uma disputa equilibrada nos três confrontos.

Briga pela semifinal

Já na ponta de cima da tabela, são sete times brigando pelas três vagas restantes. No Grupo A, Paraná Clube, Maringá, Cianorte e Foz do Iguaçu sonham com as duas primeiras colocações, enquanto no Grupo B os candidatos são Toledo, União e Londrina.

No Grupo B, a disputa é mais simples. O Porco precisa ganhar do Furacão para não depender de um tropeço de União e Londrina. Caso empate, só vai avançar se o time de Beltrão não vencer o Prude e o Tubarão não ganhe do Rio Branco. Se perder, ainda avança se os dois perderem.

O União precisa da vitória ou do empate, desde que o Toledo perca, enquanto o Londrina só passa para a semifinal ganhando o jogo e torcendo por derrota do Porco e, no máximo, empate da equipe de Beltrão.

Coritiba apenas tenta melhorar posição na classificação geral, mas o Cianorte ainda tenta chegar à semifinal. Foto: Albari Rosa

No Grupo A, a briga é mais acirrada. O Tricolor é quem está mais perto da classificação. Basta um empate com o Maringá, na Vila Capanema, para garantir até o primeiro lugar. Se perder, pode ver sua vaga ser definida em sorteio. Para isso, basta, por exemplo, perder por 1×0 e o Cianorte vencer o Foz do Iguaçu por 2×1, mas tendo um jogador expulso.

Com essa combinação, os dois clubes empatariam em todos os critérios de desempate: número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols a favor e menor número de cartões vermelhos. Uma situação pouco provável, mas que pode acontecer também entre o Leão do Vale e o Maringá.

Para isso, um empate do Zebra com o Tricolor e uma vitória do Cianorte por 2×0, também com um expulso, geraria o mesmo empate entre os dois times, dependendo de um sorteio.

No campo, o Maringá avança simplesmente ganhando do Paraná Clube. Se empatar, depende do Cianorte não vencer. Já o Leão do Vale não depende apenas de si e só avança com uma vitória e aí torcer para o Tricolor ganhar ou então tirar a diferença no saldo de gols.

Por fim, até o Foz, com seis pontos, ainda está na briga. No entanto, o time da fronteira, segundo colocado geral, precisa vencer, torcer para o Paraná Clube ganhar e ainda tirar o saldo de gols do Maringá (3 a 0).

Mando de campo

A última rodada ainda reserva a vantagem do mando de campo, tanto para a Taça Caio Júnior, como para o Paranaense. No primeiro caso, vale a maior pontuação na fase de grupos. Atualmente, Atlético e Paraná Clube estão com dez pontos, mas o Furacão tem saldo melhor (8 a 5). Já para a decisão do Estadual, vale a melhor campanha geral, onde o Rubro-Negro lidera com folga, com 24 pontos, já tendo a primeira colocação geral confirmada, mas ainda precisando chegar à final.
Confira a classificação completa do Paranaense

Série D

Além das disputas no campeonato, as equipes do interior ainda tentam a classificação para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2019. Tirando Atlético, Paraná Clube, Coritiba e Londrina, que já estão nas séries A e B, todos os outros ainda brigam para conquistar uma das duas vagas para a quarta divisão via Paranaense.

Se algum time do interior for campeão da Taça Caio Júnior, automaticamente garante a vaga na competição nacional, o que ainda coloca Toledo e União nesta briga. Já na classificação geral e até mesmo pelo segundo turno, Foz do Iguaçu, Maringá e Cianorte seguem com chances.

Confira o que cada time precisa para alcançar o seu objetivo:

Atlético
Adversário: Toledo (fora)
Objetivo: Terminar em primeiro no Grupo B
O que precisa: Pode perder por até três gols de diferença

Cascavel
Adversário: Coritiba (casa)
Objetivo: Escapar do rebaixamento
O que precisa: Ganhar o jogo ou empatar ou perder, desde que Rio Branco ou União não vençam seus compromissos

Cianorte
Adversário: Foz do Iguaçu (casa)
Objetivo: Se classificar para a semifinal
O que precisa: Ganhar o jogo e torcer para que Paraná Clube x Maringá não termine empatado. Caso contrário, terá que ganhar por três gols de diferença ou correr o risco de ir para sorteio

Coritiba
Adversário: Cascavel (fora)
Objetivo: melhorar pontuação geral para tentar chegar à final com mando de campo
O que precisa: Vencer o Cascavel.

Foz do Iguaçu
Adversário: Cianorte (fora)
Objetivo: se classificar para a semifinal
O que precisa: Vencer o Cianorte e torcer pela vitória do Paraná Clube.

Londrina
Adversário: Rio Branco (casa)
Objetivo: escapar do rebaixamento e se classificar para a semifinal
O que precisa: Para não cair, basta empatar o jogo. Se perder, dependerá de, no máximo, um empate do Cascavel ou do União. Para avançar para a semifinal, tem que ganhar e torcer por, no máximo, empate de Toledo e União.

Maringá
Adversário: Paraná Clube (fora)
Objetivo: se classificar para a semifinal
O que precisa: Ganhar do Paraná Clube. Se empatar, dependerá que o Cianorte não vença por três gols de diferença. Se perder, precisa que o Leão do Vale não vença.

Paraná Clube
Adversário: Maringá (casa)
Objetivo: se classificar para a semifinal
O que precisa: Um simples empate garante a classificação e o primeiro lugar. Se perder, torcerá para o Cianorte não vença por um placar suficiente para superá-lo no saldo de gols ou que haja empate nos critérios, o que levaria a vaga para sorteio.

Prudentópolis
Adversário: União (casa)
Objetivo: nenhum

Rio Branco
Adversário: Londrina (fora)
Objetivo: escapar do rebaixamento
O que precisa: Uma vitória sobre o Londrina é o suficiente. Se empatar, terá que torcer por uma derrota do Cascavel ou que o União não vença. Se perder, precisará que o União perca.

União
Adversário: Prudentópolis (fora)
Objetivo: escapar do rebaixamento e se classificar para a semifinal
O que precisa: Para escapar do rebaixamento, precisa vencer o jogo. Se empatar, torce por uma derrota de Rio Branco ou Cascavel. Para se classificar, tem que ganhar o jogo e torcer por, no máximo, um empate do Toledo. Caso empate, precisa que o Porco perca e o Londrina não vença.