Balneário Camboriú – O brasileiro Markolf Berchtold, 19.º colocado do ranking da União Ciclística Internacional (UCI), vai fazer de tudo para subir ao pódio da Down Hill (DH), a categoria mais equilibrada da Copa do Mundo de Mountain Bike, que está sendo realizada em Balneário Camboriú. É a primeira vez que esta competição é realizada na América do Sul.
O catarinense de Schroeder, número 17 do ranking da Copa do Mundo, compete em casa, mas vai precisar derrotar forte concorrência para ficar entre os três mais bem colocados. Dos dez primeiros da lista da UCI, apenas o britânico Steve Peat, com o ombro lesionado, está fora do campeonato. "Minha vontade é subir ao pódio, é para isso que vou batalhar. Mas, caso não consiga, um lugar entre os dez primeiros também seria gratificante", disse Berchtold, que desembarcou no país terça-feira após competir na Europa.
Berchtold viu a pista de DH de Balneário Camboriú crescer, participando de sua construção e treinando nela desde o início do ano. Por isso, além da motivação por disputar uma etapa de Copa do Mundo pela primeira vez em seu país, o catarinense também conta com maior experiência do percurso. "A pista é mais travada do que as européias, que são mais largas e pedem menos velocidade. Mas o pessoal está gostando bastante", disse o brasileiro, que já foi vice-campeão da etapa de Calgary (CAN), no circuito do ano passado.
Volkmar Berchtold, primo de Markolf, também inscrito no DH, ressalta os três obstáculos finais da pista. "São três pulos, que exigem muita técnica e controle da bicicleta", disse o ciclista número 2 do Brasil na modalidade. Volkmar vai tentar a sua primeira classificação para a fase final da Copa do Mundo.
O pelotão internacional é liderado pelo sul-africano Greg Minnaar, vice-líder do ranking da UCI e atleta que mais pontuou na Copa do Mundo até agora, com 805 pontos. "Será uma prova dura, imprevisível, com os melhores ciclistas por aqui. A pista é bem estreita e favorecerá os atletas mais baixos", disse Minnaar, que visita o Brasil pela primeira vez e aprecia a hospitalidade brasileira e a paisagem da praia de Laranjeiras vista das pistas de DH e Four Cross (4X). O australiano Sam Hill e o francês Fabien Barel são outros destaques da competição. E o chileno Antonio Leiva pode ser a zebra.
A semifinal e a final do DH serão realizadas no sábado, às 10h e 14h, respectivamente. A prova contará com cerca de 40 brasileiros, de 70 inscritos.
Four Cross
Hoje, entre 16h e 18h, será realizada a qualificação de 4X, modalidade em que quatro ciclistas partem juntos por bateria. Em cada prova dois ciclistas passam à fase seguinte. Antes, das 10h às 16h, serão disputados os treinos de DH e Cross Country (XC).
A etapa nacional da Copa do Mundo reúne 230 atletas de 21 países, sendo 80 brasileiros. O evento tem patrocínio de Tissot, Shenker, Santini e governo de Santa Catarina, com o apoio de Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú e Parque Unipraias.