Garra, força de vontade e uma torcida animada marcaram a disputa final entre as jogadoras com necessidades educacionais especiais (NEE) no basquete feminino. A partida, válida pela fase final dos Jogos Colegiais do Paraná (Jocops), reuniu as equipes da Escola Estadual Santa Rita e da Escola Estadual Ilece, de Londrina. Muitos tocos, dribles perfeitos e pontos marcados de fora do garrafão mostraram a habilidade dos atletas ?especiais?.
Mas a quadra era dominada mesmo pelas jogadoras do Santa Rita, que faziam pontos seguidamente e conseguiram garantir a medalha de ouro com um placar de 28 a 5. Ao final, vencedoras e vencidas comemoraram a vitória de todos sobre as adversidades.
Atletismo
A jovem Priscila Evelyn de Lara, do Colégio Estadual do Paraná, disparou na dianteira e sagrou-se pela primeira vez campeã dos Jogos Colegiais do Paraná na disputa dos 1.500 metros rasos feminino. ?Dessa vez eu consegui o que queria?, comemorou Priscila, referindo-se às conquistas do quarto e segundo lugares nos Jocops de 2005 e 2006, respectivamente.
Tendo seu talento descoberto desde a 5.ª série do ensino fundamental pela professora de educação física, a atleta treina três vezes por semana desde os 11 anos. E, com a sua ânsia de vencer, já conquistou nove troféus em sua carreira esportiva.
1.500 metros rasos
Na prova masculina, o atual campeão brasileiro da modalidade dos 1.500 metros rasos regular, Renan Marcos Bispo, do Colégio Padre José Herions, de Rolândia, ganhou mais uma medalha dourada para colocar em sua coleção.Com o tempo de 4?7?22, Renan vai para as Olimpíadas Escolares Brasileiras com o desafio de baixar seu tempo. ?Vai ser difícil, vou ter de baixar meu tempo para 3?55, que é o recorde da competição.
O estudante, já consagrado como um dos destaques paranaenses e um atleta em potencial, tem na sua diversão de criança o primeiro passo para a carreira de esportista que pretende seguir. ?É até engraçado, mas o meu técnico, Ivar Benazi, me descobriu na rua, correndo atrás de uma pipa?, contou.
Salto em distância
Jhonatan Douglas Piatti de Almeida. Este é o nome do mais novo campeão de salto em distância masculino B (12 a 14 anos) nos Jogos Colegiais do Paraná. Vindo de Londrina, o atleta chegou a Curitiba disposto a fazer o que lhe foi ensinado, durante um ano, no centro de treinamento da UEL.
Aluno do Colégio Monsenhor Josemara, Jhonatan se esforça nos estudos, mas não deixa de treinar durante todos os dias da semana. A marca de seis metros e dois centímetros, que lhe rendeu a medalha de ouro na competição, prova seu apreço pelo treino.
Futebol feminino
A principal classificação para a próxima fase é das meninas do Colégio do Reassentamento São Francisco, de Cascavel, na modalidade de futebol. Também de forma invicta, elas encerraram a fase de classificação com uma vitória sobre o CE Willian Madi, de Cornélio Procópio, com dois gols da atacante Eliane.
A vitória foi uma espécie de presente para a meia Rafaela, que estava de aniversário e teve o parabéns cantado dentro de campo.
No futsal feminino, o CE Vital Brasil, de Vera Cruz do Oeste, também garantiu sua passagem para a próxima fase, com vitória sobre Tomazina. Daniele e Andressa garantiram os gols que colocaram o time na próxima fase.